CAPITULO 85
APLICATIVO ALFA ROMEO
BOSCH MOTRONIC
M3.7
ALFA ROMEO V6 12V
ALFA ROMEO V6 24V
1-Como testar o Sensor de Temperatura da Água?
TESTANDO |
1-Com uma PONTA DE PROVA no fio (branco) ligado ao pino 72 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do Sensor e comparar com os dados da Tabela Abaixo |
DADOS
Temperatura °C | Resistência W |
-10 |
8100 a 10770 W |
+20 |
2280 a 2720 W |
+80 |
292 a 362 W |
2- Como testar o Sensor de Temperatura do Ar?
TESTANDO |
1-Com uma PONTA DE PROVA no fio (branco) ligado ao pino 72 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do Sensor e comparar com os dados da Tabela Abaixo |
DADOS
Temperatura °C | Resistência W |
-10 |
8100 a 10770 W |
+20 |
2280 a 2720 W |
+80 |
292 a 362 W |
3-Como testar o Sensor da Posição da Borboleta?
TESTANDO |
1-Com uma PONTA DE PROVA no fio (branco) ligado ao pino 72 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Azul/Branco ligado ao pino 59 da UC deve medir 5V. |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do Sensor e comparar com dados abaixo. |
DADOS
Resistência W entre os terminais | |
1 e 2 Fixa |
2KW |
1 e 3 borboleta fechada |
1KW |
1 e 3 borboleta aberta |
2,7KW |
4 Como testar a Sonda Lambda?
TESTANDO |
1-Com uma PONTA DE PROVA no fio (Azul) ligado ao pino 11 e o pino 28 Preto da Unidade Central deve ser negativo (-). |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência da Sonda que devera ser de 3W |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Laranja/Preto ligado ao pino 87 do Relê da Bomba de Combustível deve medir 12V. |
5 Como testar o Sensor de Rotação?
TESTANDO |
1-Com uma PONTA DE PROVA no fio Preto ligado ao pino 28 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
2 - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do enrolamento do Sensor a 20 °C que devera ser de 486 a 594W |
3 Com uma lamina de calibrar medir medir a distância entre o sensor e a roda fônica que deve ser de 0,5 a 1,5mm. |
6 Como testar o sensor de Fase?
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho/preto ligado ao pino 87 do Relê Principal deve medir 12V. |
2-Com uma PONTA DE PROVA no fio Preto ligado ao pino 28 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
7 Como testar o medidor do Fluxo de Ar?
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho/preto ligado ao pino 87 do Relê do medidor do Fluxo do Ar deve medir 12V. |
2-Com uma PONTA DE PROVA no fio Verde ligado ao pino 14 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL checar a corrente que atravessa a membrana comparar com a tabela abaixo |
Tabela
Corrente que atravessa a membrana | |
Capacidade (Kg/h) | Corrente (A) |
0 |
0,25 |
640 |
0,80 |
8 Como testar o Sensor de Detonação?
1-Com uma PONTA DE PROVA no fio Preto ligado ao pino 71 da Unidade Central deve ser negativo (-). |
2 -Com um MULTITESTE DIGITAL checar a impedância e a ressonância do Sensor de Detonação e comparar com a tabela abaixo |
Tabela
Freqüência de Ressonância | 20 KHz |
|
Impedância |
||
Vibração admitida | Para longos períodos | 80g |
Vibração admitida | Para curtos períodos | 400g |
9) Como testar as Válvulas Injetoras?
TESTANDO |
1 PONTA DE PROVA nos ligados a os pinos 3, 4, 5, 31, 32, 33, da UC dar partida no motor Led verde pisca com motor funcionando. |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fios Vermelho ligado ao pino 87 do Relê Principal deve medir 12V. |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência de enrolamento da Válvula Injetora que devera ser de 15,9W ±0,35W |
10- Como testar a Válvula de Canister?
TESTANDO |
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fios Azul/Vermelho ligado ao pino 87 do Relê Principal deve medir 12V. |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência de enrolamento da Válvula de Canister que devera ser de 26W ± 4W |
3 - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo duty-cycle que deve Ter um sinal de 12;10Hz |
11 Como testar a bobina de Ignição?
TESTANDO |
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Rosa ligado ao pino 87 do Relê Secundário com chave ligada deve medir 12V. |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência de enrolamento do Primário que devera ser de 0,3W ± 12% |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência de enrolamento do Secundária que devera ser de 7 KW ± 12% |
12 Como testar atuador da Marcha Lenta?
TESTANDO |
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fios Vermelho/Preto ligado ao pino 87 do Relê Principal deve medir 12V. |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência entre os terminais e checar a tabela abaixo |
Tabela
Resistência entre os terminais | |
1-3 |
33 W |
1-2 |
17,5W |
2-3 |
15,5W |
13 Como testar a Pressão e Vazão da Bomba de Combustível?
TESTANDO |
1 Com um MANÔMETRO checar a pressão de combustível que deverá ser de 4bar. |
2 Com uma vasilha apropriada conferir a vazão da Bomba de combustível que devera ser de 120 L/h |
14 Como testar o Relê da Bomba de Combustivel?
TESTANDO |
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho/Preto Pino 86 do Relê da Bomba alimentado pelo pino 87 do Relê Principal deve medir 12V. |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho ligado ao pino 30 do Relê da Bomba alimentado pela Bateria deve medir 12V da Bateria. |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fios Cinza/Preto ligado ao pino 85 do Relê da Bomba ao pino 1 da UC deve ser Negativo |
4 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Rosa/Branco Pino 87 do Relê da Bomba alimenta a Sonda Lambda, a Bomba de Combustivel e o Relê do medidor da Massa de Ar, deve medir 12V durante a partida ou em funcionamento. |
15 Como testar o Relê Principal?
TESTANDO |
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fios Verde/Amarelo ligado ao pino 85 do Relê Principal ao pino 27 da UC deve ser Negativo |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho/Preto Pino 87 do Relê Principal alimenta a UC atraves dp pino 54, Relê da Bomba, Relê do Medidor da Massa de Ar, Válvula de Canister, Atuador da Marcha Lenta, Eletro Válvula EGR e Válvulas Injetoras deve medir 12V. |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho ligado ao pino 30 e 86 do Relê Principal alimentado pela Bateria deve medir 12V da Bateria. |
16 Como testar o Relê Secundário?
TESTANDO |
1 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho ligado ao pino 30 do Relê Secundário alimentado pela Bateria deve medir 12V da Bateria. |
2 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Vermelho ligado ao pino 85 do Relê Secundário 12V da Chave |
3 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Rosa/Preto ligado ao pino 87a do Relê Secundário alimenta a UC através do pino 56 com chave ligada. |
4 Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no fio Rosa ligado ao pino 87b do Relê Secundário alimenta as Bobinas de Ignição. |
5 - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a Voltagem no pino 86 do Relê Secundário fio preto deve ser Negativo. |
17-Como testar alimentaçào da UC.
TESTANDO |
1 Com uma PONTA DE PROVA checar o pino 18 que deve ter 12V da bateria pino 54 recebe alimentação do Relê Principal, e o pino 56 recebe alimentação sob chave do Relê Secundário |
2 - Com uma PONTA DE PROVA checar o pino 55,6,28 e 34 devem ser Negativo aterramento da UC |