CAPITULO 5

 

APLICATIVOS HONDA

 

PGM-FI

 

CIVIC 1,4 1995 em diante. = D14A2

CIVIC 1,5 VTEC-E 1995 em diante.=D15Z3

CIVIC 1,6 1995 em diante.

CIVIC VTEC 1,6 1995 em diante.

 

 

                                      COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA.

Este sistema é digital multiponto seqüencial, possui autodiagnose própria que através do código de falhas localizar falhas sem necessidade de um SCANNER. Sempre que a lâmpada de advertência se acender será indicação que o sistema apresentou defeito gravado na memória.

COMO CONSEGUIR O CÓDIGO DE FALHAS.

1 - Ignição Desligada.

2 - Faça um JUMP no Conector de Diagnóstico.

3 - Ignição Ligada.

 

Agora o sistema está pronto para apresentar os códigos de falhas, este sistema funciona um pouco diferente dos métodos tradicionais, como por exemplo código 23.

 

Lâmpada Piscada Longa Piscada

Longa

Pausa Piscada

Curta

Piscada

Curta

Piscada

Curta

Pausa maior
Números ----------------2----------------   ------------------------3--------------------------  

                         Primeiro número                                           Segundo número.

 

70.jpg (23170 bytes)

 

COMO APAGAR O CÓDIGO DE FALHAS.

Remova o fusível de 7,5 conforme a gravura este fusível é do Modulo Central e a Memória do Radio por Dez (10) segundos logo após recolocar o Fuzile.

                                              TABELA DO CÓDIGO DE FALHA.

CÓDIGO

POSSÍVEL DEFEITO

0

Unidade Central.

1

Sensor de Oxigênio (Sonda Lambada)

1

Aquecedor do Sensor de Oxigênio.

3

Mão funcionamento do Sensor de Pressão Absoluta (MAP).

4

Sensor de RPM

5

Mão funcionamento do Sensor de Pressão Absoluta (MAP).

6

Sensor de Temperatura da água.

7

Sensor da Posição da Borboleta.

8

Sensor de Rotação.

9

Sensor de Fase.

10

Sensor de Temperatura do Ar.

12

Válvula EGR.

14

Válvula do Controle de Marcha Lenta.

15

Sinal do Sistema de Ignição.

17

Sensor de Velocidade.

19

Convertedor de Torque.

21

Atuador de Fase.

41

Aquecedor do Sensor de Oxigênio.

48

Aquecedor do Sensor de Oxigênio.

 

                                           LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

71.jpg (61439 bytes)

01 – Atuador da posição de Fase                                           02 –Sensor da posição de Fase.

03 –Sensor de Rotação                                                            04 –Conector de Diagnóstico (ALDL)

05 –Módulo de Controle Central(Centralina)                    06 - Sensor de Temperatura da Água.

07 - Sensor RPM.                                                                08 –Válvula de Canister.

09 –Filtro de Combustível                                                 10 –Regulador da Pressão de combustível

11 –Bomba de combustível (no Tanque)                        12 –Aquecedor do Sensor de Oxigênio

13 –Válvula do Controle da Marcha Lenta                       14 –Módulo de Potência.

15 –Bobina de Ignição.                                        16 –Interruptor Inercial de Combustível (no console)

17 - Válvulas Injetoras                                                18 –Sensor da Temperatura do Ar.

19 –Sensor da Pressão Absoluta.                                                   20 –Sensor de Oxigênio.

21 - Relê do Módulo                                                            22 –Soquete do Multi-plug de serviço.

23 –Sensor da Posição da Borboleta                        24 –Sensor de Velocidade do Veiculo (VSS).

 

COMPONENTES DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS.

CÓDIGOS DISCRIÇÃO DOS COMPONENTES

A5

Lâmpada de Falha no painel de Instrumento

A35

Módulo do Controle Central (CENTRALINA)

A52

Módulo de Potência.

B24

Sensor de Temperatura da água.

B25

Sensor de Temperatura do Ar.

B33

Sensor de Velocidade (VSS)

B54

Sensor de Rotação.

B72

Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda)

B75

Sensor de RPM.

B83

Sensor de Pressão Absoluta.

B132

Sensor de Fase.

B147

Sensor da Posição da Borboleta.

B149

Sensor da posição da Válvula EGR.

F

Fusível.

G1

Alternador.

H63

Lâmpada indicadora de falhas.

K20

Relé da Bomba de combustível.

K46

Relé do Módulo.

M12

Bomba de combustível.

S39

Interruptor inercial de combustível.

S249

Interruptor da troca de posição de marchas da transmissão.

S258

Interruptor da posição do pedal de Embreagem.

T1

Bobina de Ignição

X1

Conector de diagnóstico (ALDL)

X53

Link de diagnóstico do motor.

X79

Conector da Transmissão.

X87

Link de diagnóstico do tacômetro.

X88

Conector do Ar Condicionado.

Y3

Válvulas Injetoras.

Y28

Válvula do sistema EGR.

Y56

Atuador de Controle de Marcha Lenta.

Y81

Atuador da posição do Sensor de fase.

Y99

Válvula do controle de marcha lenta.

Y104

Válvula de canister

15

Ignição ligada motor parado

30

Bateria Positivo (+)

31

Bateria Negativo (-)

50

Ignição ligada motor Funcionando.

ESQUEMA ELÉTRICO DO HONDA CIVIC 1.4, CIVIC 1.5 VTEC-C, CIVIC 1.6, CIVIC 1.6 VTEC.

72.jpg (141867 bytes)

 

Códigos Especiais–D14A2=Honda Civic 1.4 / D15Z3 =Honda Civic 1.5 VTEC E
D16Y3 = Honda Civic 1.6 / D16Y2 = Honda Civic VTEC.

                                    

                                            CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL

73.jpg (17083 bytes)

 

1 -) –Como ajustar a Marcha Lenta.

74.jpg (26046 bytes)

TESTANDO

l - Marcha Lenta é eletronicamente controlada.

2 -.Motor Funcionando

3 -.Funcionar o motor em aproximadamente 3000 rpm.

4 - Funcione em marcha lenta.

5 - Desconecte a válvula do controle da marcha lenta do Multi-plug

6 - Mantenha o pedal do acelerador ligeiramente deprimido.

7 - Ajustar a marcha lenta com o parafuso de velocidade conforme figura acima a direita.

8 - Ignição desligada.

9 - Reconecte o Multi-plug.

10 - Remova o fusível do radio da caixa de fusível, por 10 segundos.

11 - De partida no motor e deixe funcionar em marcha lenta para que se estabilize.

12 - Confira a marcha lenta sem nenhuma carga ligada e confira se não possui estanqueidade no sistema e compare conforme dados abaixo.

DADOS.

Sem carga                                                                                                            770 ± 50 rpm
Com carga                                                                                                           620 ± 50 rpm

2 -) –Como testar a Pressão da Bomba de combustível.

75.jpg (10161 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, conecte o MANÔMETRO entre o tubo de provisão de combustível e união do filtro de combustível de partida no motor deixe funcionar em marcha lenta. Desconecte mangueira de Vácuo do regulador de pressão, deverá medir 2,8 a 3,3 bar, reconecte a mangueira de Vácuo, deverá medir 2,2 a 2,7 bar.

3 -) –Como testar a operação da Bomba.

76.jpg (4534 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição ligada, a bomba deverá funcionar por aproximadamente um segundo, se a bomba não funcionar, desligue a ignição, remova o relé do módulo faça um jump entre os terminais 4 e 5, ignição ligada motor parado a bomba deverá funcionar continuamente.

4 -) –Como testar as Válvulas Injetoras.

77.jpg (29076 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plugs com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais das Válvulas Injetoras que devera ser de 10 a 13 W Repetir o teste em cada Válvula injetora.

5 -) –Como testar o Sensor da Posição da Borboleta.

78.jpg (32255 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do Sensor, ignição ligada motor parado checar a voltagem com um MULTITESTE DIGITAL os terminais 1 & 3 deverá Ter 5 V aproximadamente.

2 –Ignição desligada, não desconecte multi-plug, exponha os terminais do sensor, ignição ligada motor parado com MULTITESTE DIGITAL cheque a voltagem nos terminais 1 e 2 ver dados abaixo.

 

Terminais                                            Condições                                     Voltagem
1 & 2                                              Borboleta fechada                      0,4 V aproximadamente
1 & 2                                              Borboleta aberta                        4,5 V aproximadamente

6 -) –Como testar o Sensor de Pressão Absoluta.

79.jpg (28910 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem entre o terminal 1 & Terra devera ser de 5 V aproximadamente. Repetir o teste entre os terminais 1 & 2 devera ser de 5 V aproximadamente.

2 –Ignição desligada, não desconecte o multi-plug, exponha os terminais do Sensor, Ignição ligada motor parado com MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais 2 & 3 devera ser de 3 V apro., repetir o teste nos terminais 2 & 3 em marcha lenta devera ser de 1 V aproximadamente.

7 -) – Como testar o Sensor de Temperatura do ar.

80.jpg (21308 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor checar a temperatura ambiente, checar com um MULTITESTE DIGITAL a resistência nos terminais do Sensor. Conforme dados abaixo.

DADOS: Checar Resistência.

Temperatura                                                                                              Resistência
20°C                                                                                                  3000 W aproximadamente
40°C                                                                                                  1200 W aproximadamente
60°C                                                                                                    800 W aproximadamente
80°C                                                                                                    400 W aproximadamente

DADOS: Suprimento de Voltagem.

Terminais                                              Condições                                      Voltagem
2 & Terra                                              Ignição ligada                         5 V aproximadamente
1 & 2                                                     Ignição ligada                         5 V aproximadamente

8 -) – Como testar a Válvula de Controle de Marcha Lenta.

81.jpg (21599 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da Válvula, e logo após Ignição ligada, motor parado com MULTITESTE DIGITAL no modo multímetro checar a voltagem no terminal 2 & Terra dever ser Positivo (+) 12V.

1 –Ignição desligada, desconecte o modulo central (Centralina) do multi-plug, ignição ligada motor parado faça um JUMP entre os terminais A9 e A23 checar o funcionamento da válvula.

9 -) –Como testar a Bobina de Ignição.

82.jpg (5628 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio (preto/amarelo) Positivo (+) 12V.

Checando a resistência

83.jpg (33763 bytes)

TESTANDO

2 - Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Primário que deverá ser de 0,6 a 0,8 W.

3 - Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Secundário que deverá ser de 13000 a 19000 W.

10 -) –Como testar o Módulo de Potência.

84.jpg (37695 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 2 pinos ignição ligada motor parado, com MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio Preto/Amarelo deve ser Positivo (+) 12V.

2 - Ignição desligada remova a tampa do distribuidor,  desconecte o multi-plug,  com uma PONTA DE PROVA no fio Amarelo/Verde com motor funcionando o Led verde deverá piscar, caso isso não ocorra possível defeito no módulo de potência ou no Módulo Central (Centralina).

3 -- Ignição desligada remova a tampa do distribuidor,  desconecte o multi-plug com uma PONTA DE PROVA no fio Azul/Branco com motor funcionando o Led verde deverá piscar caso isso não ocorra possível defeito no Módulo de Potência.

11 -) –Como testar o Sensor de Temperatura da Água.

85.jpg (20587 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, alivie pressão residual no sistema de arrefecimento, remova o Sensor, submirja o sensor num liquido com temperatura especificada com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência conforme dados abaixo.

DADOS:

Temperatura                                                                                          Resistência
20°C                                                                                                 3000 W aproximadamente
40°C                                                                                                 1200 W aproximadamente
60°C                                                                                                   800 W aproximadamente
80°C                                                                                                   400 W aproximadamente

12 -) –Como testar o Sensor de Rotação. Este Sensor esta incorporado ao distribuidor

86.jpg (17871 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 3 & 7 do sensor que deverá ser de 350 a 700 W.

13 -) –Como testar o Sensor de RPM. Este Sensor esta incorporado ao distribuidor

87.jpg (18503 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor, com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 2 & 6 do sensor que deverá ser de 350 a 700 W.

14 -) –Como testar o Sensor de posição do eixo de Comando.Este Sensor esta incorporado ao distribuidor

88.jpg (18713 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 4 & 8 do sensor que deverá ser de 350 a 700 W .

15 -) –Como testar o Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda.) Honda Civic 1.4 – Civic 1.6

89.jpg (34942 bytes)

TESTANDO

1 –Assegure-se que o motor esteja com a temperatura normal de funcionamento, Ignição desligada, de partida no motor, faça um JUMP nos terminais do soquete como na figura acima, desconecte o multi-plug do Sensor, deixe motor funcionando por dois (2) minutos a 3000 rpm, logo após deixe funcionar em marcha lenta por um minuto no mínimo, acelere o motor por duas ou três vezes com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem conforme dados abaixo.

Dados:

Terminais                                    Velocidade do motor                               Voltagem
Fio Branco/Vermelho & Terra       Aumentando                                          0,6 V mínimo
Fio Branco/Vermelho & Terra       Diminuindo                                            0,4 V mínimo

16 -)–Como testar o Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda.)Honda Civic 1.6 VTEC.

90.jpg (19285 bytes)

TESTANDO

1 –Assegure-se que o motor esteja com a temperatura normal de funcionamento, Ignição desligada, de partida no motor, deixe motor funcionando por dois (2) minutos a 3000 rpm, deixe o motor na lenta por no mínimo 1 minuto, logo após faça um JUMP nos terminais do soquete de testes, ignição desligada e desconecte o multi-plug do Sensor, conecte nos terminais 3 e 4 especificado do multi-plug do sensor o suprimento da bateria, deixe funcionar em marcha lenta 750 rpm por 2 minutos, acelere o motor por duas ou três vezes com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem conforme dados abaixo.

Dados:

Terminais                                         Velocidade do motor                             Voltagem
1 & 2                                          Aumentando(4500 rpm mínimo)                   0,6 V mínimo
1 & 2                                              Diminuindo                                                 0,4 V Máxima
Bateria + terminal 3
Bateria - terminal 4

17)–Como testar o Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda.)Honda Civic VTEC E.

91.jpg (44248 bytes)

TESTANDO

1 –Assegure-se que o motor esteja com a temperatura normal de funcionamento, Ignição desligada, aguarde 3 minutos no mínimo, não desconecte o multi-plug, exponha os terminais do multi-plug, ignição ligada motor parado, checar os terminais. Dar partida motor funcionando a 3000 rpm, deixar o motor funcionar em marcha lenta, com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem conforme dados abaixo.

Dados.

Terminais                                       Condições                                                    Voltagem
3 & 4                                                Ignição ligada                                               0,3 a 4,9 V
3 & 6                                                Ignição ligada                                               5 V mínimo
3 & 8                                               Ignição ligada                                               0,5 V mínimo
3 & 8                                               Marcha Lenta                                                2.6 a 2.8 V
3 & 7                                               Marcha Lenta                                                0,4 V mínimo

18 -)–Como testar o Aquecedor do Sensor de Oxigênio. Honda Civic1.6 VTEC.

92.jpg (14969 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 3 & 4 do sensor que devera ser de 10 a 40 W.

2–Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, ignição ligada motor parado e com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais 3 & 4 do multi-plug que devera ser Positivo (+) 12 V.

19 -)–Como testar o Aquecedor do Sensor de Oxigênio. Honda Civic1.5 VTEC E.

93.jpg (15616 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 1 & 2 do sensor que devera ser de 2 a 13 W.

2–Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, ignição ligada motor parado e com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais 1 & 2 do multi-plug que devera ser Positivo (+) 12 V.

20 -) –Como testar Válvula de Canister.

94.jpg (19317 bytes)

TESTANDO

1–Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, ignição ligada motor parado e com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais 1 & Terra do multi-plug que devera ser Positivo (+) 12 V.

21 -) –Como testar o Relé do Modulo.

95.jpg (31861 bytes)

DADOS: Checando operação – dos contatos do relé do módulo.

TESTANDO

1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados abaixo.

 

Terminais                                          Condições                                         Resistência
6 & 7                                              Bateria desconectada.                             Infinito
6 & 7                                              Bateria conectada                                              Zero
Bateria (+) Positivo Terminal 5
Bateria (-) Negativo Terminal 3

DADOS: Checando operação -dos contatos do relé da Bomba de combustível. (corrente do circuito)

96.jpg (9015 bytes)

TESTANDO

1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados abaixo.

 

Terminais                                                 Condições                                    Resistência
4 & 5                                                   Bateria desconectada.                            Infinito
4 & 5                                                   Bateria conectada                                             Zero
Bateria (+) Positivo Terminal 6
Bateria (-) Negativo Terminal 1

DADOS: Checando operação -dos contatos do relé da Bomba de combustível.(circuito funcionando)

97.jpg (9694 bytes)

TESTANDO

1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados abaixo.

 

Terminais                                      Condições                                                Resistência
4 & 5                                           Bateria desconectada.                                                Infinito
4 & 5                                           Bateria conectada                                                        Zero
Bateria (+) Positivo Terminal 2
Bateria (-) Negativo Terminal 1

22 -) –Como testar a Unidade Central (Centralina).

98.jpg (30931 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central (Centralina) com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais e terra do multi-plug conforme dados abaixo.

2 –Ignição ligada motor parado, checar a voltagem com MULTITESTE DIGITAL que devera ser como dados abaixo. Obs: Caso não conferir as medidas checar fios e Relé.

Dados:

Terminais                                       Condições                                              Voltagem
D1 & Terra                                     Ignição desligada                                  Positivo (+) 12V
A25 & Terra                                   Ignição ligada                                        Positivo (+) 12V
B1 & Terra Ignição ligada Positivo (+) 12V

Checando a resistência

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central (Centralina) com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais e terra conforme dados abaixo.

 

Terminais                                                                                                             Resistência
A23 & Terra                                                                                                                  Zero
A24 & Terra                                                                                                                 Zero
A26 & Terra                                                                                                                 Zero
B2 & Terra                                                                                                                   Zero

23 -) –Como testar o Atuador da Posição do Eixo de Comando.

99.jpg (14439 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do terminal do atuador e terra que devera ser de 14 a 30 W .

24 -) –Como testar Sensor de Velocidade VSS.

100.jpg (21135 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada não desconecte os terminais do multi-plug apenas exponha-os conecte o MULTITESTE DIGITAL entre os terminais indicados, levante a roda esquerda e gire, confira a voltagem entre os terminais A26 & B10 com a roda girando devera flutuar entre 0 a 5 V.

25 -) –Como testar o Interruptor Inercial de combustível.

101.jpg (13980 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do interruptor, inverta o interruptor, com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais do interruptor desaperte o botão de inicio e cheque a resistência novamente, conforme dados abaixo.

DADOS:

Terminais                         Posição do Botão                                                Resistência
1 & 3                                      Lançado                                                                    Infinito
1 & 3                                     Deprimido                                                                  Zero