CAPITULO 48

 

 

 

 

 

BOSCH MOTRONIC 1.5.2

 

 

 

APLICATIVOS FIAT

TEMPRA TURBO

TEMPRA STILE

 

 

                                       Como funciona

A injeção eletrônica de combustível MOTRONIC 1.5.2 é um sistema digital com várias válvulas injetoras de combustível multipoint do tipo semi-seqüencial. A determinação da quantidade de ar admitida pelo motor se dá em função do sinal de RPM e do sensor de fluxo e temperatura do ar.
  • O corpo de borboleta fica instalado junto ao coletor de admissão. As válvulas injetoras eletromagnéticas, montadas no coletor de admissão, realizam a injeção do combustivel. Um computador centralina analisa as informações vindas dos vários sensores distribuídos pelo motor, processa e retorna ações de controle nos diversos atuadores como injetores de combustivel, controle de ar da marcha-lenta e bobina de ignição, de modo a manter o modo em condições ótimas de consumo e emissão de poluentes, adequando a mistura ar/combustível.
  • Este sistema possui autodiagnose de defeitos, localizando possíveis falhas, quando a lâmpada de falhas acender no painel.

                                   COMO CONSIGUIR CÓDIGOS DE FALHAS.

  1. A Diagnose do sistema de injeção pode ser feito de duas formas. a) Através de um Scanner. b) Através do códigos de falhas da lâmpada que está situada no painel de instrumentos.
  2. O procedimento apresentado a seguir vai ensinar como você conseguir o código de falhas, é muito importante você seguir á risca estes passos para não causar danos ao sistema.
  3. Procedimento.
  • Desligar a ignição do veiculo.
  • Localizar o conector de diagnostico .
  • Interligar o terminal 1 do conector com o negativo da bateria.
  • Ligar a ignição. A lâmpada de falha começa a piscar.

 

CONECTOR DE DIAGNÓTICOS ALDL.

lam.jpg (8494 bytes)

  • Avaliação do código de falhas depois de ligada a ignição tem o processo de diagnostico.
  • O código de falhas para cada defeito é formado por quatro blocos de impulsos de piscadas. Cada bloco representa um algarismo e contem de 1 até no máximo 9 impulsos.
  • Um impulso corresponde a o algarismo 1, dois impulsos ao algarismo 2 etc.
  • Com cada impulso a lâmpada de defeito vai ascender por uns instantes. A pausa entre os blocos é maior do que os impulsos individuais. Entre dois códigos de defeitos a pausa é maior ainda aproximadamente 3 segundos.
  • O código de piscadas se repete por 3 vezes. Isto significa que a apresentação do diagnóstico está funcionando.
  • Se na unidade de comando não estiver memorizado nenhum defeito o código 4444 vai se repetir continuamente.
  • Podem ser armazenados no máximo 5 defeitos.

 

Como apagar os códigos de falhas, somente apagar a memória de defeitos quando todos os defeitos tiverem sido ou unidade de comando por menos de um minuto.eliminados. A memória de defeitos na unidade de comando também é apagada, quando se desconecta a bateria

 

LISTA DO CÓDIGO DE FALHA

4444

Sem defeito

1111

Centralina

1113

Centralina

1211

Tensão da bateria

1214

Sensor de temperatura da água

1225

Sensor de temperatura do ar

1216

Potenciômetro da borboleta

1221

Sensor de pressão absoluta

1224

Sonda Lambda

1222

Atuador de marcha-lenta

1236

Relé do compressor do ar condicionado

1243

Relé da bomba de combustível

1244

Válvula do canister

3232

Sensor de rotação Roda fônica

1311

Válvula injetora 1

1312

Válvula injetora 2

1313

Válvula injetora 3

1314

Válvula injetora 4

2111

Sensor de detonação

2116

Centralina

1265

Lâmpada de advertência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

MOTOR FALHA NA ACELERAÇÃO 1- Válvula Injetora

2 -Sensor da pressâo absoluta

3-Verificar bomba  de combustivel, mangueira etc.

4-Ver Bateria

5-Ver ignição.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
BAIXA POTÊNCIA DO MOTOR 1- Ver Bateria

2- Centralina

3- Sensor da pressâo absoluta

4- Verificar bomba  de combustivel, mangueira etc.

5-Ver ignição.

6- Escapamento entupido

7- Filtro de ar e sua tubulação entupida

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
MARCHA LENTA IRREGULAR 1- Sonda Lambda.

2- Sensor da pressâo absoluta

3- Verificar bomba  de combustivel, mangueira etc.

4- Atuador da Marcha Lenta.

5- Entrada falsa de ar no Coletor de Admissão

6- Sensor da temperatura do ar.

7- Sensor da temperatura da Água.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
MOTOR DE PARTIDA VIRA MAS NÃO PEGA 1- Relés e fusiveis

2 - Centralina ou unidade central

3- Verificar bomba  de combustivel, mangueira etc.

4- Escapamento entupido.

5- Ver Ignição

6- Filtro de ar e sua tubulação entupida.

7- Ver Bateria

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
 

MARCHA LENTA ELEVADA

1- Atuador da Marcha Lenta.

2- Sensor da temperatura do ar.

3- Sensor da temperatura da Água.

4- Ver Bateria

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor com difuldade para pegar 1- Sensor de rotação

2 - Sensor de temperatura do ar

3- Verificar bomba  de combustivel, mangueira etc.

4- Escapamento entupido.

5- Ver Ignição

6- Filtro de ar e sua tubulação entupida.

7- Ver Bateria

8- Sensor de temperatura da água

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Consumo elevado de conbustível 1- Escapamento entupido.

2- Centralina

3- Filtro de ar e sua tubulação entupida.

4- Sensor de temperatura da água

5 - Sensor de temperatura do ar

6- Sonda Lambda.

7- Ver Bateria

8- Verificar bomba  de combustivel, mangueira etc.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo

 

ESQUEMQ ELÈTRICO DO TEMPRA TURBO E STILLE.

TURBO.jpg (318121 bytes)

A - COMO TESTAR OS SENSORES

1- COMO TESTAR O SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA.

BO10.jpg (21282 bytes)

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio azul ligado ao pino 30 da centralina. > Negativo (-)
2- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio verde e preto ligado ao pino 45 da centralina > Dados abaixo ( motor quente, entre 80 C e 90 C).

DADOS: valores aproximados

Temperatura graus 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20
Tensão (V) 0,5 0,7 0,8 1,1 1,4 1,7 2,1 2,6 3,0 3,4
Resistência W 150 200 255 330 440 600 840 1200 1700 2400

2- COMO TESTAR A SOMDA LAMBDA.

BO9.jpg (22296 bytes)

TESTANDO

1- Motor funcionando, PONTA DE PROVA o fio foi ligado ao terminal 87 do relé da bomba > Positivo (+) (12).
2- PONTA DE PROVA no fio de aterramento da sonda > Negativo (-)
3- Motor funcionando e aquecido MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 28 da centralina. Acelere o motor várias vezes > Tensão oscila de 0,1 V a 0,9 V.
4- Medir resistência de aquecimento da sonda > Resistência de 3,4 W +ou - 10%.

 

 

 

 

 

 

 

 

3-  COMO TESTAR SENSOR DE ROTAÇÃO.

Bo8.jpg (15784 bytes)

TESTANDO

1- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro: medir resistência do sensor > 950W + ou - 10%.
2- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector > Negativo (-).

4- COMO TESTAR O POTÊNCIOMETRO DA BORBOLETA.

BO7.jpg (25134 bytes)

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio azul ligado ao pino 30 da centralina. > Negativo (-)
2- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio marrom ligado ao pino 12 da centralina > 5,0 V +- 5%.
3- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio cinza e vermelho ligado ao pino 53 da centralina: gire o eixo da borboleta até o final > as leituras devem estar de acordo com o dados abaixo.

DADOS

Posição da Borboleta

Tesão (V)

Borboleta fechada 0,12 a 1,22
Borboleta totalmente aberta 3,90 a 4,95

5- COMO TESTAR O SENSOR DE FLUXO E DE TEMPERATURA DE AR.

BO6.jpg (20355 bytes)

Como testar o sensor do fluxo de ar

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL ( no modo voltímetro ) ligado ao fio marrom ( pino 12 da centralina ) > Tensão de 5,0 V + ou - 10%.
2- Motor funcionando MULTITESTE DIGITAL ( no modo voltímetro ) no fio preto ( pino 7 da centralina ). Em marcha-lenta > Tensão de 0,8 V + ou - 10%. Acelerando o motor a tensão deve aumentar ( a plena carga, 5,0 + ou -10%.

Como testar o sensor de temperatura do ar

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio laranja ( pino 30 da centralina 0 > Negativo (-).
2- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL ( no modo voltímetro ) no fio amarelo ( pino 44 da centralina ) > Dados abaixos.

DADOS

Temperatura graus

50

30

10

Tensão ( V )

2,3

3,0

3,9

6-  COMO TESTAR SENSOR DE VELOCIDADE.

BO5.jpg (12817 bytes)

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio laranja ( vem da chave da ignição ) > Positivo (+) (12V).

2- Mesma situação anterior, PONTA DE PROVA no fio preto > Negativo(-).

3- Mesma situação anterior, levantar do solo uma das rodas de tração. PONTA DE PROVA no fio azul e branco ( pino 9 da centralina). Girar a roda levantada > Os led deve piscar enquanto a roda gira.

B - ATUADORES

7- COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS.

BO4.jpg (28175 bytes)

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio verde ligado ao pino 37 da centralina > Positivo (+) (12V).

2- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 16 ( verde e amarelo ) e 17 ( verde e branco ) da centralina > Positivo (+) (12V).

3- PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 16 e 17 da centralina. Dê partida no motor > Led verde pisca durante partida ou com motor funcionando.

4- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro: medir resistência das válvulas injetoras. > Resistência 15 W + ou - 10%.

8 -TESTANDO VÁLVULA DO CANISTER.

FI108.jpg (19402 bytes)

TESTANDO

1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio marrom e branco ligado ao pino 37 da centralina > positivo (+) (12V).
2- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência da válvula de ventilação > Resistência de 55 W + ou - 10%.
3- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio cinza azul ligado ao pino 5 da centralina. Acelerar um pouco o motor > Negativo (-) pôr alguns instantes.

9- COMO TESTAR A VÁLVULA DE MARCHA LENTA.

FI107.jpg (19999 bytes)

TESTANDO

1 Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio branco azul ligado ao pino 37 da centralina > Positivo (+) (12V).
2- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro: medir resistência da válvula de controle > Resistência de 7,0 W a 15,0 W.
3- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio laranja azul ligado ao pino 4 da centralina > Tensão de 12 V.
4- Mesma condição anterior, com o motor funcionando em marcha-lenta > Tensão de 4,0 V a 8,0 v. Ao impor uma carga ao motor ( pôr exemplo, ligar o ar-condicionado ), a tensão deve cair.

10- COMO TESTAR A BOBINA DE IGNIÇÃO.

  FI106.jpg (15558 bytes)

TESTANDO

1 - Centelhador colocado em cada saída da bobina. Dar partida no motor > Centelha forte (mínimo 2 cm) durante a partida.
2 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio laranja ( vem de chave de ignição) > positivo (+) (12V).
3 -PONTA DE PROVA no fio ( verde ) ligado ao pino 1 da centralina . Dar partida no motor> Led (verde) deve piscar durante partida ou com motor funcionando.
4- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro: medir resistência do primário e do secundário da bobina >primário: 1,0 a 1,2W + ou - 10% secundário : 6,4 a 9,6K W + ou - 10%.

11- COMO TESTAR A BOMBA DE COMBUSTIVEL.

48eessd.jpg (21345 bytes)

Quando a bomba não funciona : fazer testes abaixo. Se confirmar os testes, bomba defeituosa deverá ser trocada.

TESTANDO

1- PONTA DE PROVA no fio ( marrom/branco) da bomba. Dar partida no motor > positivo (12V) durante partida.
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) da bomba > negativo (-)

Bomba funcionando: testar pressão do sistema

TESTANDO

1- Despressurizar o sistema : retire fusível da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o fusível. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível . Dar partida no motor > pressão de 2,3 a 2,7 bar durante partida ou em marcha-lenta .
2- Na mesma condição anterior , remova mangueira de vácuo do regulador de pressão e tampar a mangueira > pressão de 3,1 a 3,3 bar.

C - COMO TESTAR AUXILIARES

12- COMO TESTAR O RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTIVEL.

BO3.jpg (21823 bytes)

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 30 (vermelho) 85 (marrom/verde)e86 (vermelho) do relé > positivo (+) (12V).

2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio(marrom/branco) ligado ao terminal 87 do relé> negativo (-)

3- PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) ligado ao terminal 87 do relé. Dar partida no motor > positivo (+) (12V) durante o partida ou com motor funcionando.

13- COMO TESTAR O RELÉ DE POTENCIA.

BO2.jpg (14811 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos terminais 30 e 86 do relé> positivo (+) (12V).
2- Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 85 do relé > positivo (+) (12V)
3- Ignição ligada ,motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé >positivo (+) (12V).

D -COMO TESTAR A UNIDADE CENTRAL.

14- COMO TESTAR A CENTRALINA.

BO1.jpg (33515 bytes)

TESTANDO
1- Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 18 da centralina > positivo (+) (12V).
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fios ligados aos terminais 2,14,19 e 24 da centralina> negativo (-).
3 - Ignição ligada , motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 27 e 37 da centralina> positivo (+) (12V).