CAPITULO 48
BOSCH MOTRONIC 1.5.2
APLICATIVOS FIAT
TEMPRA TURBO
TEMPRA STILE
Como funciona
A injeção eletrônica de combustível
MOTRONIC 1.5.2 é um sistema digital com várias válvulas injetoras de
combustível multipoint do tipo semi-seqüencial. A determinação da quantidade de ar
admitida pelo motor se dá em função do sinal de RPM e do sensor de fluxo e temperatura
do ar.
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CONECTOR DE DIAGNÓTICOS ALDL.
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Como apagar os códigos de falhas, somente apagar a memória de defeitos quando todos os defeitos tiverem sido ou unidade de comando por menos de um minuto.eliminados. A memória de defeitos na unidade de comando também é apagada, quando se desconecta a bateria |
4444 | Sem defeito |
1111 |
Centralina |
1113 |
Centralina |
1211 |
Tensão da bateria |
1214 |
Sensor de temperatura da água |
1225 |
Sensor de temperatura do ar |
1216 |
Potenciômetro da borboleta |
1221 |
Sensor de pressão absoluta |
1224 |
Sonda Lambda |
1222 |
Atuador de marcha-lenta |
1236 |
Relé do compressor do ar condicionado |
1243 |
Relé da bomba de combustível |
1244 |
Válvula do canister |
3232 |
Sensor de rotação Roda fônica |
1311 |
Válvula injetora 1 |
1312 |
Válvula injetora 2 |
1313 |
Válvula injetora 3 |
1314 |
Válvula injetora 4 |
2111 |
Sensor de detonação |
2116 |
Centralina |
1265 |
Lâmpada de advertência |
PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA
MOTOR FALHA NA ACELERAÇÃO | 1- Válvula Injetora 2 -Sensor da pressâo absoluta 3-Verificar bomba de combustivel, mangueira etc. 4-Ver Bateria 5-Ver ignição. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
BAIXA POTÊNCIA DO MOTOR | 1- Ver Bateria 2- Centralina 3- Sensor da pressâo absoluta 4- Verificar bomba de combustivel, mangueira etc. 5-Ver ignição. 6- Escapamento entupido 7- Filtro de ar e sua tubulação entupida |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
MARCHA LENTA IRREGULAR | 1- Sonda Lambda.2- Sensor da pressâo absoluta
3- Verificar bomba de combustivel, mangueira etc. 4- Atuador da Marcha Lenta. 5- Entrada falsa de ar no Coletor de Admissão 6- Sensor da temperatura do ar. 7- Sensor da temperatura da Água. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
MOTOR DE PARTIDA VIRA MAS NÃO PEGA | 1- Relés e fusiveis2 - Centralina ou unidade central 3- Verificar bomba de combustivel, mangueira etc. 4- Escapamento entupido. 5- Ver Ignição 6- Filtro de ar e sua tubulação entupida. 7- Ver Bateria | Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
MARCHA LENTA ELEVADA |
1- Atuador da
Marcha Lenta. 2- Sensor da temperatura do ar. 3- Sensor da temperatura da Água. 4- Ver Bateria |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor com difuldade para pegar | 1- Sensor de rotação2 - Sensor de temperatura do ar
3- Verificar bomba de combustivel, mangueira
etc.
4- Escapamento entupido.
5- Ver Ignição
6- Filtro de ar e sua tubulação entupida.
7- Ver Bateria
8- Sensor de temperatura da água |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Consumo elevado de conbustível | 1- Escapamento entupido. 2- Centralina 3- Filtro de ar e sua tubulação entupida. 4- Sensor de temperatura da água 5 - Sensor de temperatura do ar 6- Sonda Lambda. 7- Ver Bateria 8- Verificar bomba de combustivel, mangueira etc. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
ESQUEMQ ELÈTRICO DO TEMPRA TURBO E STILLE.
1- COMO TESTAR O SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA.
TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio azul ligado ao pino 30 da centralina. > Negativo (-) |
2- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio verde e preto ligado ao pino 45 da centralina > Dados abaixo ( motor quente, entre 80 C e 90 C). |
Temperatura graus | 110 | 100 | 90 | 80 | 70 | 60 | 50 | 40 | 30 | 20 |
Tensão (V) | 0,5 | 0,7 | 0,8 | 1,1 | 1,4 | 1,7 | 2,1 | 2,6 | 3,0 | 3,4 |
Resistência W | 150 | 200 | 255 | 330 | 440 | 600 | 840 | 1200 | 1700 | 2400 |
TESTANDO |
1- Motor funcionando, PONTA DE PROVA o fio foi ligado ao terminal 87 do relé da bomba > Positivo (+) (12). |
2- PONTA DE PROVA no fio de aterramento da sonda > Negativo (-) |
3- Motor funcionando e aquecido MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 28 da centralina. Acelere o motor várias vezes > Tensão oscila de 0,1 V a 0,9 V. |
4- Medir resistência de aquecimento da sonda > Resistência de 3,4 W +ou - 10%. |
3- COMO TESTAR SENSOR DE ROTAÇÃO.
TESTANDO |
1- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro: medir resistência do sensor > 950W + ou - 10%. |
2- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector > Negativo (-). |
TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio azul ligado ao pino 30 da centralina. > Negativo (-) |
2- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio marrom ligado ao pino 12 da centralina > 5,0 V +- 5%. |
3- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio cinza e vermelho ligado ao pino 53 da centralina: gire o eixo da borboleta até o final > as leituras devem estar de acordo com o dados abaixo. |
DADOS
Posição da Borboleta |
Tesão (V) |
Borboleta fechada | 0,12 a 1,22 |
Borboleta totalmente aberta | 3,90 a 4,95 |
TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL ( no modo voltímetro ) ligado ao fio marrom ( pino 12 da centralina ) > Tensão de 5,0 V + ou - 10%. |
2- Motor funcionando MULTITESTE DIGITAL ( no modo voltímetro ) no fio preto ( pino 7 da centralina ). Em marcha-lenta > Tensão de 0,8 V + ou - 10%. Acelerando o motor a tensão deve aumentar ( a plena carga, 5,0 + ou -10%. |
TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio laranja ( pino 30 da centralina 0 > Negativo (-). |
2- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL ( no modo voltímetro ) no fio amarelo ( pino 44 da centralina ) > Dados abaixos. |
Temperatura graus | 50 |
30 |
10 |
Tensão ( V ) | 2,3 |
3,0 |
3,9 |
TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio laranja ( vem da chave da ignição ) > Positivo (+) (12V). |
2- Mesma situação anterior, PONTA DE PROVA no fio preto > Negativo(-). |
3- Mesma situação anterior, levantar do solo uma das rodas de tração. PONTA DE PROVA no fio azul e branco ( pino 9 da centralina). Girar a roda levantada > Os led deve piscar enquanto a roda gira. |
B - ATUADORES
7- COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS.TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio verde ligado ao pino 37 da centralina > Positivo (+) (12V). |
2- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 16 ( verde e amarelo ) e 17 ( verde e branco ) da centralina > Positivo (+) (12V). |
3- PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 16 e 17 da centralina. Dê partida no motor > Led verde pisca durante partida ou com motor funcionando. |
4- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro: medir resistência das válvulas injetoras. > Resistência 15 W + ou - 10%. |
TESTANDO |
1- Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio marrom e branco ligado ao pino 37 da centralina > positivo (+) (12V). |
2- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência da válvula de ventilação > Resistência de 55 W + ou - 10%. |
3- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio cinza azul ligado ao pino 5 da centralina. Acelerar um pouco o motor > Negativo (-) pôr alguns instantes. |
9- COMO TESTAR A VÁLVULA DE MARCHA LENTA.
TESTANDO |
1 Ingnição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio branco azul ligado ao pino 37 da centralina > Positivo (+) (12V). |
2- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro: medir resistência da válvula de controle > Resistência de 7,0 W a 15,0 W. |
3- Ingnição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio laranja azul ligado ao pino 4 da centralina > Tensão de 12 V. |
4- Mesma condição anterior, com o motor funcionando em marcha-lenta > Tensão de 4,0 V a 8,0 v. Ao impor uma carga ao motor ( pôr exemplo, ligar o ar-condicionado ), a tensão deve cair. |
TESTANDO |
1 - Centelhador colocado em cada saída da bobina. Dar partida no motor > Centelha forte (mínimo 2 cm) durante a partida. |
2 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio laranja ( vem de chave de ignição) > positivo (+) (12V). |
3 -PONTA DE PROVA no fio ( verde ) ligado ao pino 1 da centralina . Dar partida no motor> Led (verde) deve piscar durante partida ou com motor funcionando. |
4- MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro: medir resistência do primário e do secundário da bobina >primário: 1,0 a 1,2W + ou - 10% secundário : 6,4 a 9,6K W + ou - 10%. |
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio ( marrom/branco) da bomba. Dar partida no motor > positivo (12V) durante partida. |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) da bomba > negativo (-) |
TESTANDO |
1- Despressurizar o sistema : retire fusível da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o fusível. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível . Dar partida no motor > pressão de 2,3 a 2,7 bar durante partida ou em marcha-lenta . |
2- Na mesma condição anterior , remova mangueira de vácuo do regulador de pressão e tampar a mangueira > pressão de 3,1 a 3,3 bar. |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 30 (vermelho) 85 (marrom/verde)e86 (vermelho) do relé > positivo (+) (12V). |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio(marrom/branco) ligado ao terminal 87 do relé> negativo (-) |
3- PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) ligado ao terminal 87 do relé. Dar partida no motor > positivo (+) (12V) durante o partida ou com motor funcionando. |
TESTANDO |
1- Ignição desligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos terminais 30 e 86 do relé> positivo (+) (12V). |
2- Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 85 do relé > positivo (+) (12V) |
3- Ignição ligada ,motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé >positivo (+) (12V). |
D -COMO TESTAR A UNIDADE CENTRAL.
14- COMO TESTAR A CENTRALINA.TESTANDO |
1- Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 18 da centralina > positivo (+) (12V). |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fios ligados aos terminais 2,14,19 e 24 da centralina> negativo (-). |
3 - Ignição ligada , motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 27 e 37 da centralina> positivo (+) (12V). |