CAPITULO 63
APLICATIVOS FIAT
MAGNETI MARELLI
IAW - 1AB
PALIO 1.6 - 16V
COMO FUNCIONA O SISTEMA
Este sistema de injeção é um sistema digital multiponto com
varias válvulas injetoras no caso quatro do tipo semi seqüencial. Possui ignição
estática não possui distribuidor. A determinação da quantidade de ar admitida pelo
motor se dá em função da sua rotação e da densidade de ar, sendo esta calculada pela
pressão absoluta no coletor de admissão MAP e pela temperatura do ar.
Este sistema possui as seguintes funções. + Função autoadaptativa -{o sistema se ajusta em função do desgaste do motor}. + Limitador de rotações - {através de redução nos tempos de controle das válvulas injetoras}. + Correção barométrica - {cada vez que o motor é ligado e em determinadas condições de funcionamento}. + Controle de detonação. + Recuperação do vapores de combustivel. + Controle de gases de combustão. + Ligação com sistema de ar-condicionado. + Ligação com o sistema FIAT CODE. |
Como conseguir o códigos de falhas.
A diagnose deste sistema de injeção pode
ser feita através da obtenção dos códigos de falhas armazenados em sua memória. Estes
códigos podem serem obtidos com o uso de um SCANNER. O SCANNER deverá ser ligado ao ALDL
(conector de diagnóstico) do veiculo. Para eliminar os códigos de falhas é necessário o uso de um SCANNER. Somente apagar os códigos após o conserto do defeito. |
LOCALIZAÇÃO DO CONECTOR DE DIAGNÓSTICO DO PALIO 1.6 - 16V.
OS TRES PASSOS DE DIAGNOSE RÁPIDA.
Para o funcionamento do motor é
necessário que haja sempre centelha nas velas e injeção de combustivel. 1 - Se não houver centelha e houver injeção Z verifique o sistema de ignição. 2 - Se houver centelha e não houver injeção Z verifique o sistema de alimentação de combustivel 3 - Se não houver centelha nem injeção Z verifique os fusíveis, relés, sensor de rotação, suas conexões e fiação. |
Localização do interruptor inercial
À esquerda do pedal de embreagem |
DIAGNÓSTICO DE DEFEITO PELO SINTOMA.
SINTOMA |
POSIVEIS DEFEITOS. |
MOTOR NÃO PEGA | 1 . Filtro da ar e sua tubulação
(obstrução ) . 2 . Tubulação de escape (obstrução ) . 3 . Sistema de alimentação de combustivel. 4 . Alimentação da unidade central (Centralina) 5 . Carga da bateria 6 . Sistema de ignição. 7 . Sensor de rotação 8 . Relés fusíveis. |
MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR | 1 . Sensor de temperatura da ar . 2 . Sensor de temperatura de água . 3 . Sistema de ignição 4 . Sistema de alimentação de combustível 5 . Carga da bateria. 6 . Sistema de ignição. 7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba . 8 . Sensor de rotação. |
MARCHA-LENTA IRREGULAR | 1 . Sonda lambda 2 . Sensor de temperatura de ar 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Sistema de alimentação de combustível . 5 . MAP 6 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo ) 7 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade). |
MARCHA LENTA MUITO ALTA | 1 . Carga da bateria 2 . Sensor de temperatura do ar . 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo ) |
FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR | 1 . Alimentação da unidade central
(Centralina) 2 . MAP 3 . Sistema de alimentação de combustível . 4 . Sistema de ignição 5 . Carga da bateria 6 . Tubulação de escape (obstrução) 7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução). |
MOTOR FALHANDO | 1 . Map 2 . Válvula injetora 3 . Sistema de alimentação de combustível 4 . Carga da bateria . 5 . Sistema de ignição. |
CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL | 1 . Alimentação da unidade central
(Centralina). 2 . Sonda lambda . 3 . Sensor de temperatura do ar . 4 . Sensor de temperatura de água 5 . Sistema de alimentação de combustível 6 . Carga da bateria . 7 . Tubulação de escape (obstrução ) 8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ). |
ESQUEMA ELÉTRICO
A . A COMO TESTAR SENSORES
1- COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUATESTANDO |
1 - Ignição ligada , motor parado , PONTA DE PROVA no fio (preto ) do sensor ligado ao pino 17 da centralina .Negativo (-). |
2 - Ignição ligada , motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro no fio (verde / branco ) do sensor ligado ao pino 47 da centralina .dados abaixo ( entre 80 °C e 90 °C de 0,3 a 0,5 V ). |
Temperatura (°C) | 100 |
90 |
80 |
60 |
30 |
Tensão (V) | 0,3 |
0,4 |
0,5 |
1,7 |
2,5 |
Resistência W | 200 |
250 |
300 |
600 |
2500 |
2-COMO TESTAR SENSOR DE OXIGÊNIO - SONDA LAMBDA.
TESTANDO |
1 - Motor funcionando , PONTA DE PROVA no fio (marrom / branco ) da sonda . Positivo (+) ( 12 V ) . |
2 - Motor funcionando , PONTA DE PROVA no fio ( preto / verde ) da sonda . Negativo (-) . |
3 - Ignição desligada , desconectar
a sonda do chicote . Com o MULTITESTE DIGITAL, medir resistência de aquecimento da sonda medir através dos terminais3 ou 4 do conector .Resistência 4,3 a 4,7 ohms. |
4 - Motor funcionando , PONTA DE PROVA no fio (violeta) da sonda . Negativa (-). |
5 - Motor funcionando e aquecido ,MULTITESTE DIGITAL ( modo voltimetro ) no fio (azul) da sonda ( ligado ao pino 22 da ECU). Acelere o motor várias vezes .Tensão deve ficar oscilando entre 0,1 V e 0,9 V. |
3-COMO TESTAR SENSOR DE ROTAÇÃO
TESTANDO |
1 - Ignição desligada , desconectar o sensor da chicote . Com o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro , medir resistência do sensor . Resistencia da 575 a 750 W ( a 20 °C ) . |
2 - Medir distância entre sensor e roda dentada (utilizar um calibrador ) . 0,5 a 1,5 mm. |
3 - Conectar o sensor ao chicote. Instalar o MULTITESTE DIGITAL com a garra (gafanhoto) no fio (branco) ligado ao pino 46 da centralina. Selecionar modo VAC tensão alternada no MULTITESTE DIGITAL. dar partida no motor > Deve indicar um valor entre 1 e 3 VAC em marcha lenta. |
4-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA o fio (preto ) ligado ao pino 53 da centralina > Negativo (-). |
2 - Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (rosa) ligado ao pino 16 da centralina.Tensão de 5,0V ±5%. |
3 - Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (laranja ) ligado ao pino 23 da centralina. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final. As leituras devem estar de acordo com a dados abaixo. A variação de tensão entre Fechada e aberta deverá ser linear. |
POSIÇÃO DA BORBOLETA | TENSÃO (v) |
BORBOLETA FECHADA | 0,4 A 0,7 |
BORBOLETA TOTALMENTE ABERTA | 4,0 A 5,0 |
5-COMO TESTAR SENSOR DA TEMPERATURA DO AR
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado ao pino 17 da centralina. Negativo (-). |
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (marrom ) ligado ao pino 29 da centralina. dados abaixo. |
TEMPEARATURA °C | 80 |
60 |
50 |
30 |
20 |
TENSÃO V | 0,8 |
1,3 |
1,7 |
2,5 |
3,2 |
RESISTENCIA W | 400 |
700 |
1250 |
2500 |
4000 |
TESTANDO |
1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado ao pino 17 da centralina. Negativo (-). |
2 - Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro no fio (branco / azul ) ligado ao pino 34 da centralina .Tensão de 5,0V ± 5%. |
3 - MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro no fio (azul /amarelo ) ligado ao pino 14 da centralina. Conector a bomba de vácuo no sensor MAP e aplicar vácuo. Leituras de acordo com dados abaixo. |
Vácuo mmHg | 0 |
100 |
200 |
300 |
400 |
500 |
Tensão V | 4,2 |
3,4 |
2,7 |
2,0 |
1,4 |
0,5 |
7-COMO TESTAR SENSOR DE FASE .
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado ao pino 53 da centralina . Negativo (-). |
2- Mesma situação anterior, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (vermelho ) ligado ao pino 16 da centralina. Tensão de 5,0 ± 5 %. |
3- PONTA DE PROVA ligada no fio (branco ) ligado ao pino 11 centralina. Dar partida no motor. Os leds devem piscar durante a partida e em funcionamento. |
8- COMO TESTAR SENSOR DE VELOCIDADE .
TESTANDO |
1 - Igniçào ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto ). Negativo (-). |
2 - ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom /branco). Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida ou com o motor funcionando. |
3 - Levantar uma das rodas dianteiras do veículos. PONTA DE PROVA no fio (amarelo ) ligado ao pino 28 da centralina. Girar a roda. Os leds devem piscar enquanto a roda girar. |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom / branco ) de cada válvula injetora. Positivo (+) 12V. |
2- PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 1 ( cinza / marrom), 2 (cinza, amarelo ), 38 ( cinza, azul ) e 39 (cinza / verde) da centralina . Dê partida o motor. Led (verde ) pisca durante partida ou com motor funcionando |
3- MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro, medir resistência das válvulas injetoras. Resistência de 13 a 17 W . |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA em cada um dos fios ligados ao motor de passo. Dar partida no motor. Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida e quando ocorrer variação na marcha lenta . |
2- Ignição desligada, desconecte os terminais do conector do motor de passo. Medir a resistência elétrica dos enrolamentos com o multiteste digital. Deve estar de acordo com a dados abaixo. |
Medição entre Terminais | 3 e 21 |
20 e 40 |
3 e 20 |
21 e 40 |
com a carcaça |
Valor medido W . | 40 a 60 |
40 a 60 |
EEE (isolado) |
EEE (isolado) |
EEE (isolado) |
11-COMO TESTAR BOBINAS DE IGNIÇÃO.
TESTANDO |
1- Centelhador colocado na bobina .Dar partida no motor. Centelha forte (mínimo 2 cm ) durante partida. |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom /preto ). Dar partida no motor. Positivo (+) 12V durante a partida e ou com o motor funcionando. |
3- PONTA DE PROVA no fio (branco / verde ) ligado ao pino 37 da centralina ou ( branco, preto ) ligado ao pino 55 da centralina. Dar partida no motor. Led (verde ) deve piscar durante partida ou com motor funcionando. |
4- Ignição desligada, MULTITESTE
DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do primário ( entre os terminais laterais
e o terminal central do conector ) e do secundário da bomba entre as saídas para as
velas . Primário 0,5 W a 0,8 W
. Secundário : 8,0 kW a 12 kW . |
12-COMO TESTAR O CIRCUITO DA BOMBA COMBUSTIVEL.
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) da bomba. Dar partida no motor > positivo (+) 12V durante partida |
2- Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio (preto/violeta) da bomba> Negativo (-). |
13-COMO TESTAR A BOMBA DE COMBUSTIVEL.
Bomba funcionando: testar pressão do sistema
TESTANDO |
1- Despressurizar o sistema: ignição desligada, retire o conector da bomba e dê partida no motor por alguns segundos. Após despressurizar, reinstale o conector. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível. Dar partida no motor>Pressão de 2,8 a 3,2 bar com motor funcionando. |
2- Motor funcionando, feche a válvula de passagem> pressão deve ter até um mínimo de 5 bar. |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (violeta) da válvula. Dar partida no motor> Positivo (+) 12V durante a partida e/ou como motor funcionado. |
2- Ignição desligada, desconectar a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL, medir resistência elétrica entre os terminais da válvula > Resitência entre 20 e 30O . |
3- Motor funcionando, aquecido MULTITESTE DIGITAL modo duty-cycle no fio (rosa) ligado ao pino 24 da centralina. Acelerador o motor algumas vezes> Leitura deve oscilar entre 30% e 70% por alguns instantes. |
C . COMO TESTAR AUXILIARES
TESTANDO |
1- Ignição, PONTA DE PROVA nos terminais 3,8,11,15 do relé > positivo (+). |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos terminais 1, 7 e 12 do relé> positivo (+) |
3- PONTA DE PROVA nos terminais 1,3,4,5,6,8,11,12,13 e 15. Dê partida no motor> Positivo (+) durante partida ou como motor funcionando. |
4- PONTA DE PROVA no terminal 10 do relé. Dê partida no motor> negativo (-) durante partida ou com o motor funcionando. |
D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO 16-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTRALINA
TESTANDO |
1- Ignição, desligada PONTA DE PROVA no fio (vermelho/branco) ligado ao pino 35 da centralina> Positivo (+) |
2- Ignição, ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio (laranja) ligado ao pino 13 da centralina> Positivo (+) |
3- Ignição, desligada PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 36 e 54 > Negativo (-) |
17 - Esquema elétrico do Sistema Imobilizador FIAT
COMO FUNCIONA |
1- A central Code possui dois conectores, um de 8 terminais e outro de 3 terminais, e está localizada próximo ao cilindro de ignição. No Pálio, o fusível de 5A encontrase-se fixado próximo à coluna do amortecedor lado esquerdo, enquanto que o fusível de 10A está presente na caixa de fusíveis. |
Como Substituir o Cilindro de Ignição com FIAT CODE?
SUBSTITUINDO |
1 - É necessário ter a chave Mestra ( Vermelha ou Marrom) para efetuar a troca em mãos. |
2 - Proceda normalmente a troca do Cilindro de Ignição. |
3 - Reuna todas as Chaves do veiculo ( uma chave Mestra Vermelha e duas chaves Novas Azuis) |
4 - Abrir com uma chave de fenda a futura chave mestra. No interior encontrara uma pequena peça de cor Grafite é o Transponder - retire-o e guarde em algum lugar. |
5 - Retire o antigo transponder da chave mestra a Vermelha e monte este transponder na futura chave mestra atenção com a posição de montagem tem de ser igual. |
6 - Feche a nova chave mestra e proceda a codificação das novas Chaves. |
Como codificar a Chave do FIAT CODE?
01 |
Reuna todas as chaves a serem codificadas uma mestra ( Vermelha) e no mínimo 2 Azuis |
02 |
Insira a Chave mestra Vermelha e vire a Chave para posição MAR. |
03 |
A Lâmpada de falha do CODE irá se acender mas logo em seguida apagará. |
04 |
Logo que a Lâmpada CODE se apague retire a chave mestra Vermelha num prazo máximo de 2 segundos. |
05 |
Após retirar a Chave Vermelha, insira a 1° chave Azul e vire a Chave de ignição para a posição MAR em um prazo de dez segundos (10s). |
06 |
A Lâmpada de falha do CODE irá se acender mas logo em seguida apagará. |
07 |
Remova a 1° chave e introduza a 2° chave obedecendo os prazos de 2s para remover e 10s para introduzir a próxima chave. |
08 |
Vire a 2° Chave de ignição para a posição MAR a lâmpada indicadora do CODE irá se ascender e logo em seguida se apagará. |
09 |
Repetir o procedimento para as demais chaves até no máximo sete 7 chaves. |
10 |
Após a ultima chave ser codificada introduza novamente a chave mestra Vermelha e vire para posição MAR. |
11 |
A lâmpada indicadora CODE ira se acender e logo em seguida ira se apagar. Finalizando a codificação. |
12 |
Checar todas chaves codificadas. |
Como dar partida de emergência em um veiculo com FIAT CODE?
01 |
Se o sistema não conseguir desativar o bloqueio do motor, as lâmpadas de emergência do sistema FIAT CODE e da Injeção Eletrônica permanecem acesas e o motor não dá partida deve-se recorrer a partida de emergência. |
02 |
Ler o Código eletrônico de 5 digitos indicado no CODE CARD é um cartão identico a um cartão de crédito que acompanha o veiculo sem este não é possivel realizar a partida de emergência |
03 |
Girar a Chave de ignição para posição MAR sem dar partida. |
04 |
Provocar e manter um abertura total da borboleta de aceleração. A lâmpada de injeção eletrônica acende-se por cerca de 8 segundos e, em seguida apaga-se: |
05 |
Soltar, então, o pedal do acelerador. A lâmpada da injeção começará a piscar intermitentemente. |
06 |
Conte as piscadas da lâmpada de injeção e quando atingir o número corresponde ao primeiro dígito do CODE CAR, aperte novamente o pedal do acelerador para interromper as piscadas da lâmpada. |
07 |
Mantenha o pedal do acelerador acionado até a lâmpada da injeção se acende e depois se apague. |
08 |
Solte novamente o pedal do acelerador para poder introduzir o segundo dígito de CODE CAR. A lâmpada voltará a piscar e quando atingir o número correspondente ao segundo dígito interromper novamente a sequência de piscadas abrindo totalmente a borboleta aceleradora. |
09 |
Proceder da mesma para os outros digitos. |
10 |
Quando tiver introduzido a 5° dígitos, logo após Ter soltado o pé do acelerador depois que a lâmpada se apagou; um lampejo rápido da lâmpada de injeção confirmará da que a operação foi efetuada corretamente. |
11 |
Sem voltar a chave para a posição STOP, dar partida ao motor; Se ao contrário, a lâmpada de injeção permanecer acesa, gire a chave para STOP e repita toda a operação . Certificado-se também do perfeito funcionamento do sensor de posição da borboleta. O procedimento de partida de emergência deve ser repetida a cada partida. |