CAPITULO 107

 

 

Aplicativo BMW

Bosch Motronic 1.7.2

 

BMW 318i (E36) 18 4E 2 de 1995 a 1998.

BMW 318iS (E36) 18 4E 2 de 1995 em diante.

 

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

BMWS copy.gif (110099 bytes)

1) Sensor da Posição do Comando CMP 2) Senso da Pos. da Árvore de Man. CKP
3) Conector ALDL 4) Unidade UC.
5) Relê da Injeção 6) Sensor de Temperatura da Água ECT.
7) Válvula de Canister 8) Filtro de Combustível lado externo do tanque.
9) Regulador de Pressão de Combustível 10) Bomba de Combustível no Tanque
11) Relê da Bomba de Combustível 12) Sonda Lambda
13) Válvula de Controle de Marcha Lenta 14) Bobina de Ignição
15) Válvulas Injetoras 16) Sensor de Temperatura do AR IAT
17) Solenóide de controle da entrada de ar 18) Sensor de Detonação KS
19) Relê da Sonda Lambda 20) Sensor da Posição da Borboleta TP
21) Sensor do Volume da Entrada de Ar VAF  

 

Como Conseguir os Códigos de Falhas

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  1. Assegure-se que o Sensor da Posição da Borboleta não possua Falhas.
  2. Ignição desligada.
  3. Conecte um pinout entre a UC e o Multi-plug da UC.
  4. Conecte uma Caneta PONTA DE PROVA no terminal 08 do Pinout eo Positivo da Bateria.
  5. Ignição Ligada
  6. Deprima pedal de acelerador completamente 5 vezes dentro de 5 segundos
  7. Contar os Códigos e Comparar com a TABELA abaixo.
  8. São indicados códigos de falhas através de quatro numeros.
  9. Os Códigos 0000 e 1000 indicam o fim dos Códigos.
  10. Ignição desligada
  11. Desconecte a PONTA DE PROVA.

Como Apagar os Códigos de Falhas.

  1. Acesse os Códigos de Falhas.
  2. Pressione o Acelerador pôr 10 segundos eo código 1000 devera aparecer.
  3. Os códigos de Falhas tambem podem serem apagados desconectando o Multi-plug da UC pôr 10 segundo.

Lista dos Códigos de Falhas

CÓDIGOS

Possíveis Falhas

1000

Fim dos Códigos

1211

Unidade UC.

1215

Sensor VAF do Volume do Ar

1216

Sensor da posição da Borboleta TP

1218

Unidade UC

1221

Sonda Lambda

1222

Sonda Lambda

1223

Sensor de Temperatura da Água ECT

1224

Sensor da Temperatura do Ar IAT

1225

Sensor de Detonação

1226

Sensor de Detonação

1231

Voltagem da Bateria alta ou baixa

1234

Sensor de Velocidade VSS

1237

Relê do Compressor do AC.

1242

Sinal do AC

1245

Modulo de Controle da Transmissão

1251

Válvulas Injetoras Grupo 1

1252

Válvulas Injetoras Grupo 2

1261

Relê da Bomba de Combustível

1262

Válvula de Controle de Marcha Lenta IAC

1263

Válvula de Canister IAC

1264

Relê da Sonda Lambda

1265

Lâmpada de Falha

1271

Circuito de Ignição

1286

Controle de Detonação

1444

Não tem Falha.

Esquema Elétrico

10701.jpg (575759 bytes)

1- Como testar a Pressão da Bomba de Combustível?

10703.jpg (68972 bytes)

 

    Testando

    1) - Ignição desligada e com um MANOMETRO conectado a Válvula Schrader (1) ou nos modelos sem a Válvula Schrader (2) motor funcionando em marcha lenta e compare com a tabela abaixo agora com Ignição desligada remova o Relê da Bomba de Combustível e faça um JUMP nos terminais 2 e 6 e faça a Bomba operar e compare a pressão indicada na tabela abaixo.

    TABELA

    Pressão Condição Valores
    Sistema Vácuo desligado 2.8 a 3.2 bar
    Regulado Vácuo Ligado 2.3 a 2.8 bar

2- Como testar a Vazão da Bomba de Combustível?

10704.jpg (43796 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte a mangueira de retorno do regulador de pressão e ensira uma vasilha com medidas remova o Relê da Bomba de Combustível e faça um JUMP nos terminais 2 e 6 e faça a Bomba operar e compare a vazão indicada na tabela abaixo.

    Tabela

    Vazão da Bomba

    0,7 litros em 30 segundos

3- Como testar as Válvulas Injetoras?

10705.jpg (90513 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais da Válvula Injetora que deve ser de 14 a 20 W .

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & terra que deve ser a Voltagem da Bateria.

    3) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora e com uma PONTA DE PROVA e com o motor funcionando e checar se o LEDS no terminal 1 & 2 que deve piscar.

4- Como testar o Funcionamento Elétrico da Bomba de Combustível?

10706.jpg (21491 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada remova o Relê da Bomba de Combustível e faça um JUMP nos terminais 2 e 6 e faça a Bomba operar e se a Bomba não funcionar com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais do Multi-plug caso não confira checar os fios.

5- Como testar o Sensor da Posição da Borboleta TP?

10707.jpg (74276 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor TP e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & 3 que deve ser de 5V aproximadamente.

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor TP e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor TP que deve ser comparado com a Tabela Abaixo.

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Resistência

    1 & 3

    -

    4000W aproximad.

    2 & 3

    Borboleta Fechada

    800 a 1200W

    2 & 3

    Borboleta Aberta

    3200 a 4800W

6- Como testar o Sensor do Volume de Ar VAF?

    Este Sensor esta incorporado ao Sensor de Temperatura do Ar.

    10708.jpg (118221 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor VAF e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & 5 que deve ser de 5V aproximadamente.

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor VAF e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor VAF que deve ser comparado com a Tabela Abaixo.

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Resistência

    1 & 5

    -

    300 a 550 W

    2 & 5

    Flap Fechado

    8 W aproxima.

    2 & 5

    Flap Aberto

    2500W aproxima

    Checando a Voltagem

    1) - Ignição desligada, não desconecte o Multi-plug do Sensor VAF apenas os exponha e com a ignição ligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem nos terminais do Multi-plug, agora com motor funcionando na marcha lenta checar a Voltagem nos terminais do Multi-plug e conferir com a tabela abaixo.

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Voltagem

    2 & 5

    Ignição ligada

    0,25 V aproxi.

    2 & 5

    Marcha Lenta

    0,9 V aproxi.

    2 & 5

    3000 rpm

    2 V aproxi.

7- Como testar o Sensor de Temperatura do Ar?

    Este Sensor incorpora o Sensor VAF

    10709.jpg (57479 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor VAF e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor VAF que deve ser comparado com a Tabela Abaixo.

    Tabela

    Terminais

    Temperatura

    Resistência

    4 & 5

    15 a 30º

    1300 a 3600 W

    4 & 5

    50º

    650 a 1000W

8- Como testar a Válvula de Controle da Marcha Lenta IAC?10710.jpg (44764 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula IAC e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais da Válvula IAC que deve ser 6 a 10 W

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula IAC e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 2 & terra que deve ser a voltagem da Bateria.

9- Como testar o Solenóide do Controle da entrada de Ar Múltipla?

10711.jpg (65146 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Solenóide e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Solenóide que deve ser 6 a 10 W

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Solenóide e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 2 & terra que deve ser a voltagem da Bateria.

10- Como testar a Bobina de Ignição?

10712.jpg (151678 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Bobina de Ignição e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 2 & terra que deve ser a voltagem da Bateria.

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Bobina de Ignição e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais 3 & terra da Bobina de que deve ser Zero.

    3) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Bobina de Ignição e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência Primária nos terminais e conferir com a tabela abaixo.

    Tabela Resistência Primária

    Terminais

    Resistência

    2 & 1

    0,4 a 0,8 W

    2 & 6

    0,4 a 0,8 W

    2 & 7

    0,4 a 0,8 W

    2 & 5

    0,4 a 0,8 W

    Secundária não pode ser conferida.

11- Como testar o Sensor de Temperatura da Água?

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    Testando

    1 - Ignição Desligada desconecte o Multi-plug do Sensor ECT, alivie a pressão residual do sistema de refrigeração, remova o Sensor ECT, e imirja o Sensor num liquido com temperatura especificada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais e conferir com a tabela abaixo.

    Tabela Resistência

    Temperatura

    Resistência

    15 a 30º

    1300 a 3600W

    80º

    250 a 390 W

12- Como testar o Sensor da Posição da Árvore de Manivelas CKP?

10715.jpg (54246 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor CKP e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor CKP que deve ser 400 a 800 W

13- Como testar o Sensor da Posição do Comando de Válvulas CMP?

10716.jpg (55919 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor CMP e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor CMP que deve ser 800 a 2000 W

14- Como testar o Sensor de Detonação KS?

10714.jpg (57136 bytes)

    Testando

    1) - Ignição ligada, desconecte o Multi-plug do Sensor KS, remova o Sensor remova a sujeira e corrosão nas faces das roscas e recoloque o Sensor dando o torque de 15 a 25 Nm.

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor KS e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor KS que deve ser no mínimo 1 MW

15- Como testar a Sonda Lambda Aquecida?

10717.jpg (59096 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada, não desconecte o Multi-plug da Sonda Lambda apenas os exponha e com a ignição ligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro agora com motor funcionando na marcha lenta checar a Voltagem nos terminais 2 & terra do Multi-plug que deve ser de 0 a 1V flutuando.

16- Como testar o Aquecedor da Sonda Lambda?

10718.jpg (18027 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada, não desconecte o Multi-plug da Sonda Lambda apenas os exponha e com a ignição ligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro agora com motor funcionando na marcha lenta checar a Voltagem nos terminais 4 & terra do Multi-plug que deve ser a Voltagem da Bateria.

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Sonda e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais da Sonda que deve ser de 1 a 15 W .

17- Como testar a Válvula de Canister EVAP?

10719.jpg (35470 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula de Canister e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais Válvula que deve ser de 35 a 55 W .

    2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula de Canister e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & terra que deve ser a voltagem da Bateria.

18- Como testar o Relê Principal?

10720.jpg (45133 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada, remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do relê, e conecte um suprimento de voltagem da bateria e cheque a resistência nos terminais do relê e confira com a tabela abaixo.

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Resistência
    30 & 87 Voltagem Desconectada Infinita
    30 & 87 Voltagem Conectada Zero
    + da Bateria Terminal 86
    - da Bateria Terminal 85

     

    10721.jpg (38444 bytes)

    Testando

    1 - Ignição ligada o Relê deverá Operar se o Relê não operar checar os Fuziveis, Ignição desligada remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem dos terminais da base do Relê agora repetir o mesmo teste conferir com a tabela abaixo

Tabela

Terminais Voltagem

6 & Terra

Da Bateria

6 & Terra

Da Bateria

19- Como Testar o Relê da Bomba de Combustível?

10722.jpg (45538 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada, remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do relê, e conecte um suprimento de voltagem da bateria e cheque a resistência nos terminais do relê e confira com a tabela abaixo.

     

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Resistência
    30 & 87 Voltagem Desconectada Infinita
    30 & 87 Voltagem Conectada Zero
    + da Bateria Terminal 86
    - da Bateria Terminal 85

     

    10724.jpg (36271 bytes)

    Testando

    1 - Ignição ligada o Relê deverá Operar se o Relê não operar checar os Fuziveis, Ignição desligada remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem dos terminais na base do Relê agora repetir o mesmo teste conferir com a tabela abaixo

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Voltagem

    6 & Terra

    Ignição desligada

    Da Bateria

    8 & Terra

    Ignição Ligada

    Da Bateria

20- Como testar o Relê da Sonda Lambda?

10725.jpg (40793 bytes)

    Testando

    1) - Ignição desligada, remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do relê, e conecte um suprimento de voltagem da bateria e cheque a resistência nos terminais do relê e confira com a tabela abaixo.

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Resistência
    30 & 87 Voltagem Desconectada Infinita
    30 & 87 Voltagem Conectada Zero
    + da Bateria Terminal 86
    - da Bateria Terminal 85

     

    Testando

    1 - Ignição ligada o Relê deverá Operar se o Relê não operar checar os Fuziveis, Ignição desligada remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem dos terminais na base do Relê agora repetir o mesmo teste conferir com a tabela abaixo

    Tabela

    Terminais

    Condição

    Voltagem

    6 & Terra

    Motor Funcionando

    Da Bateria

    8 & Terra

    Ignição Ligada

    Da Bateria

21- Como testar a UC?

10726.jpg (87593 bytes)

Testando

1 - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da UC com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a Voltagem nos Terminais e terra repetir o teste com a Ignição Ligada e também com o motor em funcionamento caso não confira com a tabela abaixo checar os fios e Relês

Tabela

Terminais

Condição

Voltagem
26 & Terra Ignição desligada Da Bateria
54 & Terra Ignição ligada Da Bateria
56 & Terra Ignição ligada Da Bateria

Conexão terra

Testando

1 - Ignição desligada, remova o Multi-plug da UC um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Multi-plug e terra que devera ser conforme a tabela abaixo

Tabela

Terminais Resistência
6 & terra

Zero

28 & terra

Zero

34 & terra

Zero

55 & terra

Zero