CAPITULO 107
Aplicativo BMW
Bosch Motronic 1.7.2
BMW 318i (E36) 18 4E 2 de 1995 a 1998.
BMW 318iS (E36) 18 4E 2 de 1995 em diante.
1) Sensor da Posição do Comando CMP | 2) Senso da Pos. da Árvore de Man. CKP |
3) Conector ALDL | 4) Unidade UC. |
5) Relê da Injeção | 6) Sensor de Temperatura da Água ECT. |
7) Válvula de Canister | 8) Filtro de Combustível lado externo do tanque. |
9) Regulador de Pressão de Combustível | 10) Bomba de Combustível no Tanque |
11) Relê da Bomba de Combustível | 12) Sonda Lambda |
13) Válvula de Controle de Marcha Lenta | 14) Bobina de Ignição |
15) Válvulas Injetoras | 16) Sensor de Temperatura do AR IAT |
17) Solenóide de controle da entrada de ar | 18) Sensor de Detonação KS |
19) Relê da Sonda Lambda | 20) Sensor da Posição da Borboleta TP |
21) Sensor do Volume da Entrada de Ar VAF |
Como Conseguir os Códigos de Falhas
Como Apagar os Códigos de Falhas.
CÓDIGOS | Possíveis Falhas |
1000 |
Fim dos Códigos |
1211 |
Unidade UC. |
1215 |
Sensor VAF do Volume do Ar |
1216 |
Sensor da posição da Borboleta TP |
1218 |
Unidade UC |
1221 |
Sonda Lambda |
1222 |
Sonda Lambda |
1223 |
Sensor de Temperatura da Água ECT |
1224 |
Sensor da Temperatura do Ar IAT |
1225 |
Sensor de Detonação |
1226 |
Sensor de Detonação |
1231 |
Voltagem da Bateria alta ou baixa |
1234 |
Sensor de Velocidade VSS |
1237 |
Relê do Compressor do AC. |
1242 |
Sinal do AC |
1245 |
Modulo de Controle da Transmissão |
1251 |
Válvulas Injetoras Grupo 1 |
1252 |
Válvulas Injetoras Grupo 2 |
1261 |
Relê da Bomba de Combustível |
1262 |
Válvula de Controle de Marcha Lenta IAC |
1263 |
Válvula de Canister IAC |
1264 |
Relê da Sonda Lambda |
1265 |
Lâmpada de Falha |
1271 |
Circuito de Ignição |
1286 |
Controle de Detonação |
1444 |
Não tem Falha. |
1- Como testar a Pressão da Bomba de Combustível?
Testando |
1) - Ignição desligada e com um MANOMETRO conectado a Válvula Schrader (1) ou nos modelos sem a Válvula Schrader (2) motor funcionando em marcha lenta e compare com a tabela abaixo agora com Ignição desligada remova o Relê da Bomba de Combustível e faça um JUMP nos terminais 2 e 6 e faça a Bomba operar e compare a pressão indicada na tabela abaixo. |
TABELA
Pressão | Condição | Valores |
Sistema | Vácuo desligado | 2.8 a 3.2 bar |
Regulado | Vácuo Ligado | 2.3 a 2.8 bar |
2- Como testar a Vazão da Bomba de Combustível?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte a mangueira de retorno do regulador de pressão e ensira uma vasilha com medidas remova o Relê da Bomba de Combustível e faça um JUMP nos terminais 2 e 6 e faça a Bomba operar e compare a vazão indicada na tabela abaixo. |
Tabela
Vazão da Bomba | 0,7 litros em 30 segundos |
3- Como testar as Válvulas Injetoras?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais da Válvula Injetora que deve ser de 14 a 20 W . |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & terra que deve ser a Voltagem da Bateria. |
3) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora e com uma PONTA DE PROVA e com o motor funcionando e checar se o LEDS no terminal 1 & 2 que deve piscar. |
4- Como testar o Funcionamento Elétrico da Bomba de Combustível?
Testando |
1) - Ignição desligada remova o Relê da Bomba de Combustível e faça um JUMP nos terminais 2 e 6 e faça a Bomba operar e se a Bomba não funcionar com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem nos terminais do Multi-plug caso não confira checar os fios. |
5- Como testar o Sensor da Posição da Borboleta TP?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor TP e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & 3 que deve ser de 5V aproximadamente. |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor TP e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor TP que deve ser comparado com a Tabela Abaixo. |
Tabela
Terminais | Condição |
Resistência |
1 & 3 | - |
4000 W aproximad. |
2 & 3 | Borboleta Fechada |
800 a 1200 W |
2 & 3 | Borboleta Aberta |
3200 a 4800 W |
6- Como testar o Sensor do Volume de Ar VAF?
Este Sensor esta incorporado ao Sensor de Temperatura do Ar.
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor VAF e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & 5 que deve ser de 5V aproximadamente. |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor VAF e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor VAF que deve ser comparado com a Tabela Abaixo. |
Tabela
Terminais | Condição |
Resistência |
1 & 5 | - |
300 a 550 W |
2 & 5 | Flap Fechado |
8 W aproxima. |
2 & 5 | Flap Aberto |
2500 W aproxima |
Checando a Voltagem
1) - Ignição desligada, não desconecte o Multi-plug do Sensor VAF apenas os exponha e com a ignição ligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem nos terminais do Multi-plug, agora com motor funcionando na marcha lenta checar a Voltagem nos terminais do Multi-plug e conferir com a tabela abaixo. |
Tabela
Terminais | Condição |
Voltagem |
2 & 5 | Ignição ligada |
0,25 V aproxi. |
2 & 5 | Marcha Lenta |
0,9 V aproxi. |
2 & 5 | 3000 rpm |
2 V aproxi. |
7- Como testar o Sensor de Temperatura do Ar?
Este Sensor incorpora o Sensor VAF
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor VAF e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor VAF que deve ser comparado com a Tabela Abaixo. |
Tabela
Terminais | Temperatura |
Resistência |
4 & 5 | 15 a 30º |
1300 a 3600 W |
4 & 5 | 50º |
650 a 1000 W |
8- Como testar a Válvula de Controle da Marcha Lenta IAC?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula IAC e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais da Válvula IAC que deve ser 6 a 10 W |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula IAC e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 2 & terra que deve ser a voltagem da Bateria. |
9- Como testar o Solenóide do Controle da entrada de Ar Múltipla?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Solenóide e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Solenóide que deve ser 6 a 10 W |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Solenóide e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 2 & terra que deve ser a voltagem da Bateria. |
10- Como testar a Bobina de Ignição?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Bobina de Ignição e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 2 & terra que deve ser a voltagem da Bateria. |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Bobina de Ignição e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais 3 & terra da Bobina de que deve ser Zero. |
3) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Bobina de Ignição e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência Primária nos terminais e conferir com a tabela abaixo. |
Tabela Resistência Primária
Terminais |
Resistência |
2 & 1 |
0,4 a 0,8 W |
2 & 6 |
0,4 a 0,8 W |
2 & 7 |
0,4 a 0,8 W |
2 & 5 |
0,4 a 0,8 W |
11- Como testar o Sensor de Temperatura da Água?
Testando |
1 - Ignição Desligada desconecte o Multi-plug do Sensor ECT, alivie a pressão residual do sistema de refrigeração, remova o Sensor ECT, e imirja o Sensor num liquido com temperatura especificada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais e conferir com a tabela abaixo. |
Tabela Resistência
Temperatura |
Resistência |
15 a 30º |
1300 a 3600 W |
80º |
250 a 390 W |
12- Como testar o Sensor da Posição da Árvore de Manivelas CKP?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor CKP e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor CKP que deve ser 400 a 800 W |
13- Como testar o Sensor da Posição do Comando de Válvulas CMP?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor CMP e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor CMP que deve ser 800 a 2000 W |
14- Como testar o Sensor de Detonação KS?
Testando |
1) - Ignição ligada, desconecte o Multi-plug do Sensor KS, remova o Sensor remova a sujeira e corrosão nas faces das roscas e recoloque o Sensor dando o torque de 15 a 25 Nm. |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug do Sensor KS e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Sensor KS que deve ser no mínimo 1 MW |
15- Como testar a Sonda Lambda Aquecida?
Testando |
1) - Ignição desligada, não desconecte o Multi-plug da Sonda Lambda apenas os exponha e com a ignição ligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro agora com motor funcionando na marcha lenta checar a Voltagem nos terminais 2 & terra do Multi-plug que deve ser de 0 a 1V flutuando. |
16- Como testar o Aquecedor da Sonda Lambda?
Testando |
1) - Ignição desligada, não desconecte o Multi-plug da Sonda Lambda apenas os exponha e com a ignição ligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro agora com motor funcionando na marcha lenta checar a Voltagem nos terminais 4 & terra do Multi-plug que deve ser a Voltagem da Bateria. |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Sonda e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais da Sonda que deve ser de 1 a 15 W . |
17- Como testar a Válvula de Canister EVAP?
Testando |
1) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula de Canister e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais Válvula que deve ser de 35 a 55 W . |
2) - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da Válvula de Canister e ignição ligada com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no terminal 1 & terra que deve ser a voltagem da Bateria. |
18- Como testar o Relê Principal?
Testando |
1) - Ignição desligada, remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do relê, e conecte um suprimento de voltagem da bateria e cheque a resistência nos terminais do relê e confira com a tabela abaixo. |
Tabela
Terminais | Condição |
Resistência |
30 & 87 | Voltagem Desconectada | Infinita |
30 & 87 | Voltagem Conectada | Zero |
+ da Bateria Terminal 86 | ||
- da Bateria Terminal 85 |
Testando |
1 - Ignição ligada o Relê deverá Operar se o Relê não operar checar os Fuziveis, Ignição desligada remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem dos terminais da base do Relê agora repetir o mesmo teste conferir com a tabela abaixo |
Tabela
Terminais | Voltagem |
6 & Terra |
Da Bateria |
6 & Terra |
Da Bateria |
19- Como Testar o Relê da Bomba de Combustível?
Testando |
1) - Ignição desligada, remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do relê, e conecte um suprimento de voltagem da bateria e cheque a resistência nos terminais do relê e confira com a tabela abaixo. |
Tabela
Terminais | Condição |
Resistência |
30 & 87 | Voltagem Desconectada | Infinita |
30 & 87 | Voltagem Conectada | Zero |
+ da Bateria Terminal 86 | ||
- da Bateria Terminal 85 |
Testando |
1 - Ignição ligada o Relê deverá Operar se o Relê não operar checar os Fuziveis, Ignição desligada remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem dos terminais na base do Relê agora repetir o mesmo teste conferir com a tabela abaixo |
Tabela
Terminais | Condição |
Voltagem |
6 & Terra |
Ignição desligada |
Da Bateria |
8 & Terra |
Ignição Ligada |
Da Bateria |
20- Como testar o Relê da Sonda Lambda?
Testando |
1) - Ignição desligada, remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do relê, e conecte um suprimento de voltagem da bateria e cheque a resistência nos terminais do relê e confira com a tabela abaixo. |
Tabela
Terminais | Condição |
Resistência |
30 & 87 | Voltagem Desconectada | Infinita |
30 & 87 | Voltagem Conectada | Zero |
+ da Bateria Terminal 86 | ||
- da Bateria Terminal 85 |
Testando |
1 - Ignição ligada o Relê deverá Operar se o Relê não operar checar os Fuziveis, Ignição desligada remova o relê e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem dos terminais na base do Relê agora repetir o mesmo teste conferir com a tabela abaixo |
Tabela
Terminais | Condição |
Voltagem |
6 & Terra |
Motor Funcionando |
Da Bateria |
8 & Terra |
Ignição Ligada |
Da Bateria |
Testando |
1 - Ignição desligada desconecte o Multi-plug da UC com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a Voltagem nos Terminais e terra repetir o teste com a Ignição Ligada e também com o motor em funcionamento caso não confira com a tabela abaixo checar os fios e Relês |
Tabela
Terminais | Condição |
Voltagem |
26 & Terra | Ignição desligada | Da Bateria |
54 & Terra | Ignição ligada | Da Bateria |
56 & Terra | Ignição ligada | Da Bateria |
Conexão terra
Testando |
1 - Ignição desligada, remova o Multi-plug da UC um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência nos terminais do Multi-plug e terra que devera ser conforme a tabela abaixo |
Tabela
Terminais | Resistência |
6 & terra | Zero |
28 & terra | Zero |
34 & terra | Zero |
55 & terra | Zero |