CAPITULO 14
APLICATIVO FIAT
Magnetti Marelli
IAW 4U3-P8
Tipo 2.0 16V
Esquema ElétricoComo funciona o Sistema
1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?
Como Funciona |
1 - O sinal de temperatura é recebido pelo Termostato de Arrefecimento e reage abrindo ou fechando os contatos. |
2 - Com o 1° contato fechado faz massa para a Eletroventilador de Arrefecimento na Baixa Velocidade. |
3 - Através dos pinos 86 do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade aciona o Eletroventilador de Arrefecimento na velocidade Alta. |
2 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?
Como Funciona |
1 - A o ligar o AC o Relê duplo/ Eletroventilador Caixa de ar é acionando pelo endereço ECA ao Pressostato de descongelamento este verifica limites condições de descongelamento no evaporador e Pressostato de 3 níveis. |
2- Se ambos contatos estiverem fechados vai 12V para UC, pinos 21. |
3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona |
1 - Ao receber o sinal de tensão a UC deve adequar a rotação do motor faz massa para a bobina do Relê Plena carga pino 16, para que se liga a Polia Eletromagnética do compressor. |
2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação. |
3 - Sempre que a pressão ultrapassar certo nível o terceiro contato do Pressostato de 3 Níveis se fecha e faz massa para o Relê Temporizado pelo pino P do relê daí aciona o Eletroventiladores de Arrefecimento na baixa velocidade . |
4 - Se o mesmo sinal persistir pôr 08 a 13 segundos é feito massa no pino 86 do Relê Temporizado, 85 do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade e acionando Eletroventiladores de Arrefecimento. |
4 - Como testar o Relê Duplo do Eletroventilador da Caixa de Ar na 1° Velocidade?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) ligado ao terminal 5 do Comutador de velocidade e Comando de climatização. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com AC ligado acionando o Comutador de Velocidade e comando de climatização. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) fusivel F13 para o pino 87 do Relê De ignição. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê Positivo (+) através do Fusivel de 15A pela linha + 30 da Bateria. |
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87b do Relê Positivo (+) com chave ligada acionando o Pressostato de Descongelamento. |
5 - Como testar o Relê Temporizador?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) recebe sinal da resistor e Relê do eletroventilador Alta velocidade. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) do fusivel F13 pela linha do terminal 87 do Relê de Ignição. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) recebe sinal do pino 86 do Relê de Alta Velocidade. |
6 - Como testar o Relê do Eletroventilador de Velocidade Alta?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-). |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) sinal para o Resistor e Eletroventilador de Arrefecimento. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) alimentado pelo Fusível de 40A pela linha +30 da Bateria |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) envia sinal a o Relê Temporizador e Termostato de Arrefecimento de Duplo Contato |
7 - Como testar o Relê da Ignição?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-). |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com Ignição Ligada alimenta o Eletroventilador da Caixa de Ar. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) pelo no compartimento do motor da linha +30 da Bateria. |
8 - Como testar o Relê do Eletroventilador Caixa de Ar?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-). |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) do fusível F13 vem do pino 87 do Relê de ignição. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao terminal 1 Comutator de Velocidade. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) pelo Fusível de 30A da linha +30 da Bateria. |
9 - Como testar o Relê plena Carga?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) recebe sinal do pino 16. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+)do fusível F13 vem do pino 87 do Relê de ignição. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado na Polia Eletroventilador. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) pelo Fusível de 15A da linha +30 da Bateria. |