CAPITULO 42
APLICATIVO GM
Bosch Motronic
M1.5.1
Omega 3.0 TA
Como funciona o Sistema
1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?
Como Funciona |
1 Funcionamento em condições normais do motor o sinal de temperatura sentido pelo Termostato de Arrefecimento faz massa para Relê Eletroventilador acionando o Eletroventilador de Arrefecimento. |
02 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?
Como Funciona |
1- Para ligar o ar condicionado, o usuário pressiona o Interruptor Ar condicionado (ON/OFF); mandando 12V ao Relê (1º Vel) do eletroventilador caixa de ar, acionando o Eletroventilador da Caixa de ar na Baixa Velocidade através do Comutador de Velocidades. |
2- Pino 41 da UC recebe 12V do Interruptor Ar Condicionado e o Pressostato Duplo Contato também recebe 12V do Interruptor. |
3 Se todos os contatos estiverem fechados chegam 12V ao pino 40 da UC "ao receber sinal a UC corrige rotação" e 12V para a Polia eletromagnética do compressor |
3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona |
1 Funcionamento normal de funcionamento sempre que a pressão passar de um determinado nível o Interruptor de ciclagem faz massa para Relê Eletroventilador acionando o Eletroventilador Arrefecimento. |
2- Motores 3.0 Transmissão automática, sempre que a temperatura passar de um determinado nível, o segundo contato se abre interrompendo o sinal de massa para a Polia Eletromagnética do compressor, através do Termostato ocorrendo o desacoplamento. Ao receber a solicitação no pino 41, a UC corrige a rotação do motor e faz massa no pino 25 para o acinamento do Relê de plena Carga, acoplado o compressor e mantém acoplado se houver massa no pino 01 do Módulo da Transmissão Automática. |
4 - Como testar o Relê Principal?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado no +15 da chave de ignição. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 47 30A ligado na linha +30 da bateria. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-). |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê Positivo (+) Ligado no Relê do eletroventilador caixa de ar, Comutador de velocidades, Interruptor ar condicionado. |
5 - Como testar o Relê (4º vel) do eletroventilador da caixa de ar?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Comutador de Velocidades. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Comutador de Velocidades e Eletroventilador caixa de ar. |
4 Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-). |
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado no Relê principal. |
6 - Como testar o Relê (1º vel) Eletroventilador Caixa de ar?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 41 da UC. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-). |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Comutador de Velocidade. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado no Relê Principal |
7 - Como testar o Relê do Eletroventilador?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado no Termostato Arrefecimento Duplo contato e Interruptor de Ciclagem. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 28 10A ligado ao +15 da chave de ignição. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Eletroventilador Arrefecimento. |
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 42 30A ligado a linha +30 da bateria. |
8 - Como testar o Relê de Plena carga?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 30 do Relê transmissão automática. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) Ligados ao Termostato |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) ligado no Fusível 28 10A ligado ao +15 da chave de ignição. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Ligado ao pino 25 da UC. |
9 - Como testar o Relê de Transmissão Automática ?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Ligado no Termostato Arrefecimento Duplo Contato. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) Ligados no pino 87 do Relê de Plena carga. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado no Pressostato Duplo Contato. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado ao pino 01 do Módulo da Transmissão. |