CAPITULO 64
APLICATIVO VOLKSWAGEN
EEEC IV
CFI e EFI
Santana
Quantum
Como funciona o Sistema
1- Descrição do funcionamento?
Como Funciona |
1- A recirculação estará ativada se acionada pelo Interruptor de Recirculação on/off; Observação: ao acionar o Eletroventilador da caixa de ar, e Interruptor de Recirculação on/off aciona-se também o A/C. |
2 - Ao ligar a chave de ignição, é acionado o Relê Ar condicionado, através do fusível F17 fornecendo tensão de 12V para o Comutador de Velocidades e Interruptor de Recirculação on/off. |
2- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?
Como Funciona |
1 Em condições normais de funcionamento do motor o sinal de Temperatura sentido pelo Termostato de Arrefecimento reage abrindo ou fechado os contatos. Com o primeiro contato fechado, são acionados os e Eletroventilador de Arrefecimento na baixa velocidade. |
2 - Com o segundo contato fechado, são acionados o Relê Eletroventilador de baixa velocidade e Eletroventilador de Arrefecimento na alta velocidade através da Bobina do Relê do eletroventilador de Alta Velocidade. |
3 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?
Como Funciona |
1- Para ligar o ar condicionado, o usuário aciona o Eletroventilador da Caixa de Ar, através do Comutador de Velocidades e pressiona o Interruptor Ar Condicionado ou Interruptor de Recirculação é enviada tensão através Termostato de Descongelamento "verifica limites de temperatura no evaporador" para o Pressostato. |
2 - Se os contatos tiverem fechados chega tensão ao pino 10 da UC. |
4 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona |
1 Ao ligar a chave de ignição arma-se o Relê Principal UC, chegando tensão de 12V ao Relê de Plena Carga. A UC chaveia massa no pino 54 para manter compressor desacoplado. Com o sinal de tensão no pino 10, a UC desativa o sinal de massa no pino 54 Relê de Plena Carga Normalmente fechado, acionando o Relê ar Condicionado Através do endereço BAC, para que se ligue a Polia Eletromagnética do Compressor e Eletroventiladores de Arrefecimento na baixa velocidade. |
2 Funcionamento em condições normais sempre que a pressão passar de um determinado nível o segundo contato do Pressostato se fecha acionado o Relê Eletroventilador alta velocidade e Eletroventilador de Arrefecimento na alta velocidade através da Bobina Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade. |
1- Após a ignição desliga e temperatura no cabeçote do motor superior a 85Cº , o Relê da Ventilação Posterior fecha contato para que acione o Eletroventilador de Arrefecimento na baixa velocidade pôr cerca de 11 min ou até que se ligue a ignição. |
5 - Como testar o Relê Principal?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado no +15 da chave de ignição. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 23 15A ligado na linha +30 da bateria. |
3 Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-). |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê Positivo (+) Ligado no pino 37/57 da UC. |
6 - Como testar o Relê de Ignição?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-). |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no +15 da chave de ignição. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao fusível 17 30A vai para Relê do ar condicionado. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado na linha +30 da bateria. |
7 - Como testar o Relê de Plena Carga?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) ligado no pino 54 da UC. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 37 da UC e ao pino 87 do Relê Principal. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87a do Relê é Positivo (+) ligado na Bobina do Relê do Eletroventilador . |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado ao pino 10 da UC e no Pressostato de Três níveis . |
8 - Como testar o Relê do Ar Condicionado?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 4 do Relê é Negativo (-). |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) Ligado no Pressostato de 3 Níveis, Resistor, Termostato de Arrefecimento e relê de ventilação. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 8 do Relê é Positivo (+) ligado no Comutador de velocidades. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Fusível 20 30A e no Fusível 21 15A ligado na linha +30 da bateria. |
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 30A ligado ao Relê de principal. |
6 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Relê de Plena Carga. |
9 - Como testar o Relê de Ventilação Posterior ?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado na Pressostato de 3 Níveis, Resistor, Termostato de Arrefecimento e Relê do Ar condicionado. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 20 30A ligado na linha +30 da bateria. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino T do Relê é Negativo (-) Ligado no Interruptor Térmico |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 13 do Relê é Positivo (+) Ligado no fusível F12 10A ligado no +15 da Chave de Ignição. |
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 31 do Relê é Negativo (-). |
10 - Como testar o Relê do Eletroventilador de Alta velocidade?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato de 3 Níveis e Termostato Arrefecimento. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado no Eletroventilador Arrefecimento 1 e 2 e Resistor. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê Positivo (+) ligado na linha +30 da bateria. |
Localização dos Relés e unidade de comando eletronico