Capitulo 149

 

Aplicativos FORD

Motor Zetec Rocam

1.0L e 1.6L

Fiesta 1.0 Zetec Rocam

Fiesta 1.6 Zetec Rocam

Courier 1.0 Zetec Rocam

Courier 1.6 Zetec Rocam

KA 1.0 Zetec Rocam

Intervalo de Troca da Correia Dentada

A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km

Sempre devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.

Siga Especificações para evitar danos ao Motor

Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.

Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.

Precauções Especiais

- Desconecte o cabo terra da Bateria

- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.

- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.

- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.

- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.

- Observe todos torques.

Diagrama

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Instalação

OBS: Se voce removeu o cabeçote sigas os passos para montagem do mesmo.

1-Gire o motor 180º e instale o cabeçote do motor.

OBS: Limpe cuidadosamente as áreas de contato no bloco de cilindros e cabeçote as superfiçies devem estar isentas de óleo.

2-Posicione os cilindros  em ponto médio.

3-Instale os guias  fig 1 e a nova junta do cabeçote fig 2.

4-Posicione cuidadosamente o Cabeçote do motor fig 3  no Bloco de cilindros fig 4

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5-Lubrifique e instale os parafusos sem aperta-los usando parafusos novos.

6-Seqüencia de aperto do cabeçote e torques .

a) - Parafusos de 1 a 10 torque de 40 Nm.

b) - Aperte os parafusos M8 com 15 Nm + 45º.

c) - Reaperte os parafusos de 1 a 10 torque mais 120º.

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7-Instalação da Corrente.

Atenção: Para este procedimento a Árvore de Manivelas deve estar no PMS ponto morto superior e a árvore de comando de Válvulas deve estar com po Cilindro 1 em compressão máxima.

8-Instale a corrente e braço tensionador, a partir do topo do motor, aperte seus parafusos manualmente fig 03.

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9-Posicione a Corrente através da cavidade a partir do topo do motor e retenha-a na posição.

10-Instale a engrenagem da árvore de manivelas Fig 2 e a corrente na engrenagem.

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11-Observe os seguinte pontos:

a)-A chaveta da ärvore de Manivelas deve estar alinhadas na posição de 12 Horas.

b)-As marcas de sincronismo da engrenagem  deve coincidir com o elo cobreado da Corrente.

c)-Encaixe a engrenagem da árvore de comando das Válvulas na corrente e monte-a na parte frontal da árvore de comando de válvulas.

d)--Observe as seguintes marcas.

-O entalhe da árvore do comando de Válvulas  deve estar na posição 12 Horas.  

-A Marca de Sincronismo da engrenagem da árvore de comando de válvulas deve estar entre os dois elos cobreados da corrente. 

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12-Instale o parafuso da engrenagem da árvore do comando de válvulas sem torquea-lo.

13-Instale o tensionador hidráulico da corrente sem aperta-lo.

14-Aperte o guia da corrente e o braço tensionador  com o torque de 24 a 28 Nm.

15-Aperte o parafuso da engrenagem da árvoredo comando de válvulas  com um torque de 70 a 80 Nm.

16-Aperte o Tensionador hidráulico da Corrente com o torque de 36 a 44 Nm.

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